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Estudante indígena recebe menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática

21/12/2023 17h33 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Secuc) 427 visualizações
Foto: Estudante indígena recebe menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática
Estudante indígena recebe menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática

O estudante indígena Thalles Kaua Tembé, foi destaque na 18° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além de receber a menção honrosa pela competição, a unidade escolar - a Escola Estadual Indígena Felix Tembé, da Terra Indígena Alto do Rio Guamá, em Capitão Poço, na região de integração Rio Capim - também ganhou notoriedade, após a divulgação do resultado na quarta-feira (20). 

Pelo nível 3, destinada à categoria ao ensino médio na Olimpíada, Thalles foi contemplado pelo seu desempenho na prova nacional, que contou com duas fases, entre questões objetivas e discursivas. A menção honrosa conquistada pelo indígena representa o reconhecimento do esforço e da habilidade dos alunos em resolver desafios matemáticos complexos.

“É muito gratificante essa premiação da prova OBMEP, pois é muito importante para mim, para meus professores e para a minha escola Felix Tembé, que está recebendo destaque, já que se trata de uma escola indígena, na qual eu estudo. Isso é de suma importância para mim, que sou indígena e para o meu povo Tembé, que está ganhando mais espaço e notoriedade na educação, e é uma honra contribuir para isso”, disse Thalles.

A unidade indígena também foi premiada pelo desempenho do aluno, e vai receber um kit com materiais didáticos. “Para nós é um orgulho muito grande ver nosso aluno Thalles se destacando na prova da OBMEP, onde a escola já tem alunos terminando Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapeuta e agora o Thalles dando um passo longo na educação. Tanto nos orgulha, liderança, diretores, professores, nosso apoio e os pais da comunidade indígena Aldeia Sede”, disse o diretor unidade Kate Moura.

Competição - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida majoritariamente com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo Impa com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).