Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Em Icoaraci, escola estadual garante melhorias estruturais com recursos próprios do Prodep

02/01/2024 10h19 - Autor: Bruno Magno (Ascom Seduc) 1770 visualizações
Foto: Em Icoaraci, escola estadual garante melhorias estruturais com recursos próprios do Prodep
Em Icoaraci, escola estadual garante melhorias estruturais com recursos próprios do Prodep

Desde a sanção, em junho passado, o programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep) vem descentralizando recursos financeiros direto nas unidades escolares estaduais. A iniciativa do governo do Pará garante autonomia às escolas e melhorias a partir de pequenas obras de construções, manutenções e até na aquisição da merenda escolar nas 12 regiões de integração do Estado.

Um dos exemplos mais atuais é a Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, no distrito de Icoaraci, em Belém. A comunidade escolar optou por fazer a troca de lâmpadas nos espaços, manutenção dos ar condicionados, aquisição de quadras escolares, kit multimídia, computadores, e até equipamentos para cozinha. 

A unidade recebeu investimentos de mais de R$ 183 mil no repasse da primeira parcela do Dinheiro na Escola Paraense. O recurso bem aplicado tem garantido maior bem-estar aos estudantes, conforme conta a aluna Kézia Benjamin dos Santos, do primeiro ano do ensino médio.  


Escola assegurou bebedouro para os estudantes

''Nossa escola passou por uma reforma nos ar condicionados e nos ventiladores de teto, além da troca de lâmpadas queimadas que prejudicavam os alunos do turno da noite, e os quadros das salas também foram trocados. Então, nossa situação melhorou muito com o recebimento dos recursos dados pelo programa dinheiro na escola. Nossa escola passou por um bom tempo sem receber  recursos e verbas necessárias para a manutenção e mantimentos'', afirmou a aluna Késia. 

A diretora da escola, Alfonsina de Jesus Araújo Amador, conta que os recursos do Prodep vieram em um bom momento para comunidade escolar. ''O recurso do Prodep veio em um momento muito oportuno para nossa escola, onde, mediante a atuação do conselho escolar, nós envidamos esforços para as melhorias que precisam ser feitas na escola".

A diretora acrescentou: "Conseguimos desenvolver serviços, recuperando as centrais de ar que estavam sem funcionar, revitalizando a iluminação da escola, beneficiando os alunos do turno da noite. Realizamos também serviços de manutenção da caixa de gordura da escola, fizemos a aquisição de quadros novos para as salas de aula, adquirimos equipamentos de cozinha, do kit multimídia, computadores, caixa de som. Então, dessa forma, o recurso tem nos ajudado para que a escola faça uma gestão com autonomia financeira, beneficiando o nosso aluno, o trabalho dos nossos professores, garantindo o conforto térmico para as salas de aula e melhorando as condições de trabalho da escola'.

Até o momento, 579 escolas estaduais nas 12 regiões de integração do Estado já receberam o primeiro aporte, que tem como previsão o montante de R$ 200 milhões para pequenas obras, manutenção, alimentação, educação ambiental, equipamentos e recursos pedagógicos, tecnológicos, de segurança, entre outros. 

Unidade também adquiriu fogão para merenda escolar

‘’O Dinheiro na Escola Paraense é um programa de transformação para a gestão escolar no Pará. Estamos repassando valores 400% maiores do que as escolas estavam acostumadas a receber para que tenham, de fato, autonomia para resolver questões cotidianas. Enquanto nossas equipes se empenham na ponta, a Seduc dá celeridade para intervenções mais complexas. Em pouco tempo veremos nossas escolas completamente transformadas”, finaliza o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares. 

Para que as escolas recebam os recursos enviados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é necessário que o Conselho Escolar esteja formalmente regularizado, com as prestações de contas em dia. Após a regularização do Conselho Escolar, o representante deve assinar o termo de adesão. 

A assinatura deve ser feita obrigatoriamente pelo representante do Conselho, com os dados do representante e da escola. O termo de adesão pode ser assinado digitalmente. Todas as informações estão no site da Seduc.