Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estudantes da Escola Estadual Albanízia comemoram pontuações na redação do Enem 2023

17/01/2024 16h08 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 2094 visualizações
Foto: Estudantes da Escola Estadual Albanízia comemoram pontuações na redação do Enem 2023
Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Ao todo 75 estudantes conquistaram nota acima de 900, sendo que cinco deles tiveram nota 980 na redação

Com as notas da redação do Enem 2023 em mãos, alunos do ensino médio da Escola Albanizia de Oliveira Lima, em Belém, comemoraram o alcance das boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segurando suas plaquinhas exibindo as notas, os estudantes em festa, ocuparam os degraus da escadaria da instituição de ensino exibindo seus desempenhos, na manhã desta quarta-feira (17).

"Acompanhei a comemoração das notas altas chegando de todo o Estado, especialmente as da sempre exitosa escola Albanizia, que tem se superado ano após ano. Em 2023, ano da educação no Pará, realizamos investimentos fundamentais para garantir que nossos estudantes tivessem todas as ferramentas necessárias para alcançar novos patamares, com o Prepara Pará, aulas de reforço, aulões, cursinhos preparatórios, entre inúmeras outras ações importantes, mas nada disso seria suficiente sem o trabalho incansável dos nossos professores e equipes escolares, que fazem a diferença na ponta, no chão da escola. Os bons resultados dos nossos estudantes do Enem marcam um grande avanço na educação paraense, tenho certeza de que vamos ser o estado que mais cresce em educação no Brasil! Parabéns a todos os nossos jovens", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

Com a nota 980 na redação, a estudante Julianna Lopes afirma que a preparação na sala de aula e as dicas da professora de redação, Ione Franco, foram fundamentais na hora da prova.

Aluna Juliana Lopes - Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

“A escola me ajudou no apoio emocional. Eu acredito que tendo o emocional bom, você consegue ir muito mais além, até porque a mente é incorporada nos estudos. Também tivemos um apoio enorme por parte do corpo docente, que sempre esteve procurando ver quais são as nossas falhas e assim melhorarmos, principalmente a professora Ione, que nos mostrou como poderiamos melhorar. Eu fiquei muito emocionada com a minha nota, porque foi um trabalho tanto emocional em casa, quanto aqui na escola, além do meu esforço individual. E eu só tenho que agradecer a Deus e a todos", conta a estudante.

Muito nervosa e sem acreditar na pontuação, a estudante Joana Monteiro está com uma expectativa muito grande para realizar o seu sonho, que é o curso de Medicina. "É um sentimento inexplicável de felicidade, eu não esperava, eu estava bem ansiosa e o resultado para mim foi de muita felicidade. Minha maior incentivadora foi a minha mãe. Tudo que eu me empenho a fazer, ela me incentiva. O que eu queria mesmo era vencer ele e seguir no curso de Medicina, no qual sempre sonhei, desde pequena, agora é só aguardar pelos outros resultados", disse a estudante que alcançou a nota de 980.

Aluna Joana Monteiro - Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Outro destaque na unidade escolar, foi Guilherme Alves. O estudante conseguiu 980 pontos na redação do Enem. "Estou muito feliz, principalmente porque quero cursar Direito, e seguir os passos dos meus primos, além de ser uma área que gosto muito. Quando eu recebi minha nota, depois de tentar o site várias vezes, eu fiquei feliz, principalmente com a nota da redação, que eu não esperava, eu pensava que seria um pouquinho menos, mas fiquei extremamente feliz. A professora Ione, junto com a escola, dá toda uma preparação individual e coletiva para os estudantes, que foram fundamentais para a minha nota, e para a nota dos outros também", frisa o estudante. 

Admirada pelos estudantes, a professora de redação, Ione Franco, durante as aulas, utilizou temas variados que foram fundamentais para a preparação dos estudantes. "Eu trabalho um método intenso de introdução, desenvolvimento, conclusão, proposta de intervenção. São muitos repertórios para que eles possam treinar também. O treinamento é intenso, construir e reconstruir muitas e muitas vezes um texto, sem estar necessariamente preocupado com nota mil. Todos os repertórios, elementos coesivos são todos importantes e terem aquele pensamento crítico, prepará-los para isso, para conhecer o que de fato a sociedade enfrenta, como que eles devem olhar, como eles devem pensar, como eles devem refletir e assim aplicar dentro do texto", frisa a professora.

Professora Ione Franco e alunos - Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Programa “Dinheiro na Escola Paraense” (Prodep) - A Escola Estadual Albanizia foi uma das unidades que recebeu o incentivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). O Programa Dinheiro na Escola Paraense contempla pequenas obras e reconstruções, melhoria de infraestrutura física e pedagógica, manutenção contínua, sustentabilidade ambiental, garantia de equipamentos pedagógicos e tecnológicos, alimentação escolar, reunindo condições essenciais para o processo de aprendizagem. 

"É fundamental que esse trabalho seja feito por uma equipe e essa equipe envolve todos os funcionários. É claro que a gente percebe que tem o mérito da professora Ione dentro desse trabalho, mas atrás desse trabalho tem toda uma equipe que acompanha. A questão do governo hoje, principalmente a descentralização da Seduc, na acompanhamento de obras foi fundamental para que nós pudéssemos colocar mais recursos dentro da escola e fazer com que as salas de aulas pudessem ter a melhor qualidade. A merenda escolar também foi muito fundamental com esse apoio que houve do governo para que esses meninos também saíssem daqui da escola e pudessem fazer outras atividades no contraturno”, conta Théo Queiroz, diretor da unidade pública estadual de ensino.

Na Escola Albanízia de Oliveira Lima, 75 estudantes conquistaram nota acima de 900, sendo que cinco deles com nota 980 na redação. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na última terça-feira (16).


MAIS FOTOS