Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estudantes da rede estadual de ensino se preparam para Torneio de Robótica, em Ananindeua

25/01/2024 16h33 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 1399 visualizações
Foto: Estudantes da rede estadual de ensino se preparam para Torneio de Robótica, em Ananindeua
Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Os estudantes apresentam o projeto 'Goeldi 360' nos dias 1 e 2 de fevereiro

Ansiosos e em contagem regressiva, estudantes da rede estadual de ensino se preparam para a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica - First Lego League Challenge. Com o projeto "Goeldi 360: Um Museu Amazônico", a equipe Pavulagem, apresentará seu trabalho autoral nos dias 01 e 02 de fevereiro, na unidade Sesi, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

A equipe formada por Jean Serrão, Maria Eduarda Barbosa, Luiz Gabriel da Silva, Thyla Moraes, Jéssica Aguiar e Gustavo Lima, tendo como mentora a ex-aluna, Emilly Trindade, identificaram que a observação do Museu Emílio Goeldi, especialmente para comunidades remotas, era limitada. Sendo assim, eles pensaram em criar uma ferramenta que trouxesse a imersão do espaço às pessoas que não tinham acesso.

Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

O "Goeldi 360" é um vídeo em 360 graus, onde é capturado detalhes das cerâmicas arqueológicas da exposição Diversidades Amazônicas. Produzido com miriti e em formato de óculos, o intuito do produto é permitir que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, acesse e explore virtualmente o riquíssimo acervo do Museu. O vídeo do projeto "Goeldi 360: Um Museu Amazônico" está disponível na plataforma do YouTube.

“Bom, a nossa equipe tirou um dia para ir lá no Museu  e contando minha experiência, eu nunca tinha ido nesse Museu, então foi muito novo para mim. Foi uma experiência muito boa também, mas o importante foi que nós conseguimos concluir com sucesso o nosso trabalho, já está disponível no YouTube e vamos mostrar isso na competição”, disse a estudante, Maria Eduarda. 

Aluna Maria Eduarda - Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Sobre a competição - O Torneio SESI de Robótica é um processo de aprendizagem colaborativa o qual estudantes e professores aprendem conteúdos de física, química, biologia, matemática e linguagens. A cada temporada, a modalidade desafia crianças e jovens de 9 a 15 anos a resolver problemas do dia a dia e os inspirar a seguir carreira em áreas de tecnologia e inovação no futuro. Neste ano, o tema central envolve a Arte e a Ciência. 

Avaliação - Os estudantes são avaliados em quatro etapas, a primeira delas é o projeto de Inovação, em que é identificado um problema do mundo real relativo ao tema da temporada e desenvolvido uma solução. Após isso, tem o Design do Robô, onde os estudantes serão avaliados na apresentação da eficiência ou da qualidade da programação, técnicas ou estratégias inovadoras traçadas para resolver os desafios e completar as missões. Em seguida, tem o Desafio do Robô, que é a solução colocada em um tapete de missões que reflete o tema do mundo real para a temporada. Nesta etapa, as equipes tem direito a realizar três rounds, com duração de 2 minutos e 30 segundos cada, na mesa de competição oficial. Por último, tem a Core Values, compreende e integra os valores essenciais na experiência das equipes no torneio e em sua vida diária.

Pela primeira vez participando de uma competição deste nível, a aluna Jéssica Aguiar, revela o que a motivou a participar da formação. “Desde muito nova queria entrar para a equipe de robótica, o que me motivou foi o meu irmão, que já fazia parte. Neste trabalho o que mais me chama a atenção são os processos do robô, ver o trabalho evoluindo e saber que tu construiu isso é muito bom”, conta a estudante Jéssica Aguiar. 

Aluna Jéssica Aguiar - Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

O projeto além de incentivar a criatividade nos estudantes, estimula o trabalho e a cooperação. “O que mais chama a atenção nessa equipe é a competitividade. Sem sombra de dúvidas e sem contar os inúmeros projetos que eles foram envolvidos. O evento é grande e a minha expectativa é que a gente consiga, nosso objetivo, que é a etapa Nacional e ir para Brasília. Fico na escola todos os dias, pois minha mãe me motiva e a família inteira, e eu faço isso por eles, para que no futuro consiga dar um pouco mais de conforto a eles”, disse o aluno, Jean Serrão. 

Como mentora da equipe, Emilly Trindade, colecionadora de prêmios em robótica, este ano não participa da competição, por conta da faixa etária do torneio. Emilly compõem a equipe para transmitir sua experiência e tranquilizar os alunos.

Emilly Trindade - Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

“É muito gratificante estar nessa equipe, pois aqui eu já aprendi várias coisas, tanto seja em questões de matemática, física, como em questões de me relacionar com a minha família. Nesse torneio é muito imposto a amizade e eu tento passar para eles essas questões de tratar os outros bem e ficar tranquilos que a equipe tem potencial para conquistar o troféu”, disse Emilly Trindade, mentora da equipe. 

O docente do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rafael Herdy, está à frente da equipe “Pavulagem”, bem como coordena o Clube de Robótica, localizado na Escola Marechal Cordeiro de Farias.

Professor Rafael Herdy - Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

“O projeto de robótica no NTE, acontece desde 2018. Nós recebemos alunos de diversas escolas do entorno, e esses alunos participam de diversos eventos não só dos torneios de robótica, mas também dos eventos de iniciação científica. Esse evento do Sesi é muito esperado, tanto para nós professores e principalmente pelos alunos, porque é a culminância, o momento em que vamos demonstrar o nosso projeto e demonstrar as nossas ideias. Durante o processo, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, a resolver problemas, mas também se aproximam da nossa cultura”, disse o professor. 

Identidade -  Uma das características principais da equipe “Pavulagem” é o seu típico chapéu de fitas coloridas, muito comum durante os cortejos-arrastão do Arraial do Pavulagem, em Belém. A equipe acumula diversas premiações nos torneios anteriores do Sesi de Robótica.


MAIS FOTOS