Governo inicia ano letivo 2024 entregando escola Romulo Maiorana, em Ananindeua

30/01/2024 08h53 - Autor: Cristiani Sousa (Ascom Seduc) 933 visualizações
Foto: Governo inicia ano letivo 2024 entregando escola Romulo Maiorana, em Ananindeua
Foto: Marcos Santos / Ag. Pará

Assegurando o compromisso com a melhoria da educação pública paraense, o Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (29), a Escola Estadual Romulo Maiorana, localizada em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Esta é a escola de número 130 e foi totalmente reconstruída. O evento marcou o retorno dos mais de 500 mil alunos para o ano letivo de 2024.

No evento, o governador Helder Barbalho destacou que a escola pública é prioridade desde o início do seu governo, em 2019.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

"Nós estamos iniciando mais um ano letivo, entregando escolas e chegando ao número de 130 novas escolas para o nosso estado, garantindo um ambiente educacional com qualidade, estratégias pedagógicas para melhorar o ensino e que a qualidade possa estar à altura do desafio de cuidar da nossa juventude. Além de novas escolas, material didático, merenda de qualidade, estamos assegurando uma boa remuneração aos nossos professores, chegando ao segundo melhor salário do Brasil e fazendo com que nós possamos criar programas educacionais que estimulem a educação, através do Bora Estudar, valorizando os melhores exemplos, com até R$10 mil de acesso a crédito habitacional para os melhores alunos. Portanto, com isto, a certeza que o Estado avança na educação e, através da educação, constrói um futuro melhor a todos os paraenses", afirmou o governador.

A unidade atende cerca de 1.500 estudantes, do Ensino Fundamental II e médio regular, nos turnos manhã e tarde, e para Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite. A obra contemplou: reconstrução de 47 salas de aula; secretaria; sala dos professores; sala da coordenação; despensa; refeitório; copa; banheiros masculino e feminino; coordenação pedagógica; entre outros.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Com investimento de mais de R$3 milhões, o Estado assegurou também a construção do laboratório de informática, laboratório de matemática, laboratório multidisciplinar, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), auditório, pintura, sinalização, novas instalações elétrica e hidrossanitária e climatização em todas as salas de aula, garantindo mais conforto aos estudantes.

"Essa é uma semana de grandes notícias para a educação paraense. Iniciamos nesta segunda-feira, em Ananindeua, com o volta às aulas para toda a rede estadual de ensino e em diversas redes municipais parceiras que construíram o calendário em conjunto conosco neste ano pela primeira vez, além da entrega da escola Romulo Maiorana e outras 4 ao longo da semana, em Ananindeua, Belém e Parauapebas. Esse é mais um ano de renovação e avanço contínuo para a educação do Pará. Contamos com todas as famílias, equipes escolares e estudantes para, juntos, garantirmos mais oportunidades, ferramentas e reforçar a posição do Pará como referência em educação no Brasil", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

Rose Maiorana - Foto: Marco Santos / Ag. Pará

A família do jornalista Romulo Maiorana, recebeu com emoção a homenagem em forma de reconstrução.

"Eu estou muito emocionada, se o papai estivesse vivo, ele estaria muito feliz e muito honrado. Trabalhar com a educação, a gente também trabalha no jornal. É muito importante  não esquecer da educação, que é muito, muito valioso pra gente. O que o governador fez foi muito bom para os alunos", contou Rosi Maiorana, diretora comercial do Grupo Liberal.

Mais de 30 alunos da escola Jornalista Romulo Maiorana foram aprovadas no vestibular da Universidade do Estado do Pará e Universidadbe Federal do Pará. Abigail Araújo é uma delas. Ela está confiante em um futuro melhor e feliz pela conquista.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

"Conclui o ensino médio aqui no ano passado e vim aqui para comemorar com os alunos que passaram na UFPA. Pra mim é um novo progresso, sabe? Porque eu sinto como se novas portas estivessem se abrindo pra geração futura se profissionalizar aqui dentro. O Romulo pra mim foi muito bom, porque a escola onde eu fiz o meu primeiro, segundo ano foi muito decadente. Mas, quando eu cheguei no Rômulo, os professores me deram apoio, eles chegaram comigo e conseguiram me ajudar a desenvolver as minhas dificuldades. E isso fez com que eu me tornasse apta a alcançar minha vaga nesse Enem", exaltou Abigail.