Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc nomeia novos secretários adjuntos de Gestão de Pessoas e Regime de Colaboração

21/02/2024 20h31 - Autor: Marcelo Júnior (Ascom Seduc) 6489 visualizações
Foto: Seduc nomeia novos secretários adjuntos de Gestão de Pessoas e Regime de Colaboração
Foto: Divulgação

Tiago Lima e Nilse Pinheiro são os nomes que irão assumir as duas pastas, respectivamente

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) publicou no Diário Oficial do Pará (DOE), nesta semana, os nomes que assumirão novas cadeiras na pasta. Para a Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep), assume o professor Tiago Lima, já para a Secretaria Adjunta de Gestão e Regime de Colaboração (Searc) assume a professora Nilse Pinheiro. Marcelo Ribeiro, ex-secretário da Sagep, assume agora a posição de Diretor de Projetos Educacionais na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep) vinculada à Seduc.

À frente da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas, Tiago Lima e Silva é licenciado em filosofia, especialista em Tecnologias Educacionais, e possui mestrado em Gestão e Avaliação da Educação, além de mestrado e doutorado em Ciências da Educação. Em sua trajetória na educação, além da docência, exerceu diversos cargos e funções públicas, dentre as quais destaca-se: diretor escolar; gerente de tecnologias; gerente de inspeção escolar; gerente de monitoramento e auditoria escolar; diretor do departamento de gestão escolar; presidente do comitê de implantação no Novo Ensino Médio, além de ter presidido o Conselho Municipal de Educação por dois mandatos e exercido o cargo de diretor acadêmico do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). No estado do Pará, coordenou a estruturação dos processos, desenvolvimento e implantação dos novos sistemas de matrícula e lotação.

Maria Iranilse Brasil Dias Pinheiro, conhecida como professora Nilse Pinheiro, é natural de Belém, do bairro da Pedreira. Possui graduação em Enfermagem e pós-graduação em Obstetrícia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem três especializações na área da Educação Superior e dois MBAs, atualmente é mestranda em educação. Já atua há 43 anos na área educacional. Em 2011, comandou a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da prefeitura de Ananindeua. Em 2012 foi eleita a vereadora com maior votação no mesmo município. Em 2018 foi eleita pela primeira vez deputada estadual, trabalhando fortemente em defesa dos direitos da mulher paraense. Este ano de 2023 foi secretária adjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap) e parte agora para a Secretaria Adjunta de Gestão e Regime de Colaboração da Seduc.

A Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep) é a ferramenta primordial para o atendimento das diversas demandas e necessidades da política educacional. Com uma Fundação vinculada à Seduc, o atendimento de demandas contínuas de transformação, que perpassam principalmente pela infraestrutura das unidades escolares, serão atendidas com maior eficiência, celeridade e flexibilidade. Para isso, soma-se a equipe Marcelo Ribeiro, ocupando a posição de Diretor de Projetos Educacionais na Fundação.

Com o objetivo de oferecer infraestrutura, serviços e programas de alta qualidade, comprometidos com as políticas públicas de educação definidas pela Seduc, a Fundação é responsável por elaborar estudos e projetos para execução de obras de reforma, construção, adequação, ampliação e restauro de edificações escolares; executar construção, manutenção, reforma, restauro e ampliação de edificações e outros recursos físicos para a educação; desenvolver pesquisas e estudos demandados pela Seduc; realizar termos de parceria ou outros instrumentos, estudos de fixação de padrões e de projetos para edificações, bem como o seu mobiliário e equipamentos e, por fim, executar a aquisição de suprimentos para a educação destinados.