06/03/2024 08h43 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 1897 visualizações
Foto: Seduc potencializa Programa Alfabetiza Pará com qualificação para professores formadores de todo o Estado
Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Para qualificar formadores regionais do Programa Alfabetiza Pará da capital e do interior, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) realiza mais uma formação para fortalecer o desenvolvimento da alfabetização na idade certa em todo o Pará. A formação do “1º Módulo de Formação de Formadores Regionais (DREs) do Programa Alfabetiza Pará”, que ocorre desta terça-feira (5) até a quinta-feira (7), objetiva proporcionar novos conhecimentos teóricos e práticos necessários para desenvolver o trabalho em sala de aula.

“Agora, em 2024, nós retornamos às atividades do programa, que foram iniciadas em 2023, com esse 1º Módulo Formativo. O objetivo é formar os nossos formadores regionais, da Região Metropolitana e do interior. É uma formação que a nossa equipe prepara para que eles possam multiplicar nos seus territórios, ou seja, quando esse formador voltar para regional, ele vai formar o formador municipal, que por sua vez vai chegar no professor alfabetizador, onde estão as nossas crianças, que irão passar por esse processo de alfabetização, então a nossa formação acontece ‘em cascada’”, explicou a coordenadora do Alfabetiza Pará, Carla Reis.

Carla Reis, coordenadora do programa Alfabetiza Pará - Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Ainda segundo Carla, esta é a largada do Alfabetiza Pará para este ano e a formação fortalece os eixos do programa. “Essa formação é de uma importância ímpar, porque é a largada do programa para 2024. Durante um ano teremos pelo menos mais três encontros formativos. Aqui, vemos a formação acontecendo, que é um eixo do programa. Entre outros eixos fortalecidos, temos por exemplo, o material didático, onde as crianças recebem o material, os professores recebem o material, e fortalece ainda mais a aprendizagem”, enfatizou a coordenadora do programa.

Sandra Helena Carvalho, professora alfabetizadora de sala de aula - Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Ao todo, cerca de 110 formadores de diversos municípios do Estado estão participando deste 1º Módulo de Formação. Para a professora alfabetizadora de sala de aula, Sandra Helena Carvalho, esse tipo de qualificação é indispensável porque esclarece muitos pontos e compartilha as metodologias do trabalho em sala de aula. “Essa formação é importante para nós professores alfabetizadores, primeiro porque fala sobre a prática de ser professora, as teorias que nos respaldam dentro do nosso fazer em sala de aula e esses passos são muito importantes no processo de aprendizagem dos nossos alunos”, disse.

Já para o formador municipal do Alfabetiza Pará em Santa Cruz do Arari, na ilha do Marajó, Genival Martins, a formação é um ganho para o Pará porque, por meio dela, os educadores conseguem levar educação de qualidade para os estudantes. “A formação é um ganho para todo o Estado, em especial para os municípios do Marajó, porque nós conseguimos fazer com que a educação chegue lá com qualidade. Nós estamos conseguindo levar esse trabalho até os profissionais, porque o mais importante da Formação do Alfabetiza Pará é que acontece de professor para professor e, através dessa formação, nós conseguimos metodologias, atividades diferentes que melhoram a qualidade da alfabetização do nosso Estado e o nosso objetivo é alfabetizar esse aluno na idade certa”, disse o professor.

Genival Martins, formador municipal do programa Alfabetiza Pará em Santa Cruz do Arari - Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Resultados - No município de Santa Cruz do Arari, na ilha do Marajó, os resultados do programa Alfabetiza Pará foram notórios, como conta o formador regional. “Na primeira  avaliação que nós tivemos do ‘Fluência Leitora’, tivemos poucos alunos fluentes e isso deu uma tristeza na gente, pensamos que estávamos fazendo algo errado, mas nós não aceitamos aquilo, fomos trabalhar para melhorar esse resultado. Fomos de escola em escola, articulando com os formadores, conversando com os professores, motivando, trabalhando com eles, fazendo atividades lúdicas e deu certo, quando chegou dezembro, a última avaliação de fluência leitora que nós tivemos, conseguimos avançar muito. Isso significa dizer que o programa está dando certo e que esse ano a expectativa é maior ainda. Só tenho que parabenizar o Governo do Pará, as prefeituras, Secretarias de Educação e a todos os profissionais que abraçam essa causa. Nós vamos melhorar a qualidade da educação do Estado do Pará, eu tenho certeza que alfabetizar com qualidade é uma realidade que já está acontecendo”, destacou Genival Martins.

Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

O programa - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, em janeiro de 2023, o Programa “Alfabetiza Pará”, que, em regime de colaboração, auxilia os 144 municípios do Pará no desenvolvimento dos estudantes dos anos iniciais durante o período de alfabetização. Como parte das ações, o programa já realizou avaliação de fluência leitora e escrita nos municípios que já aderiram à iniciativa e distribui continuamente material didático para as redes municipais que já aderiram ao programa no Estado.