15/03/2024 15h15 - Autor: Ascom Seduc 496 visualizações
Foto: Inscrições para a 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática terminam nesta sexta-feira
Foto: Divulgação

O evento é destinado a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e também de estabelecimentos particulares

As inscrições para a 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) terminam nesta sexta-feira (15). No Pará, 95% das escolas da rede pública estadual estão inscritas no evento, destinado a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais, e também de particulares. A inscrição é feita exclusivamente pelas escolas, que devem preencher a ficha disponível no site da Obmep, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. Para mais informações, os representantes das escolas podem acessar o regulamento para participação na Olimpíada.

De acordo com o professor Gerson Mendes, formador vinculado à escola de tempo integral e à Coordenação do Ensino Médio (Coem) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), participar da Obmep é muito importante para os estudantes porque desenvolve e incentiva a aprendizagem da disciplina, além de trabalhar a aplicação da matemática na prática.

“O objetivo da Obmep é, através da matemática, trazer o estudo e a discussão sobre a resolução de problemas que, dentro do nosso currículo e das formações que fazemos na rede para os professores, é o processo matemático. Ao participar da Obmep, os estudantes vão se deparar com situações e tarefas matemáticas que desenvolvem o pensamento, e dentro desse pensamento matemático eles desenvolvem a resolução de problemas, a modelagem e os processos matemáticos, além do desenvolvimento de habilidades para o letramento matemático”, informou.

Eliza Silva, aluna do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Integral, Fundamental e Médio Acy de Jesus Barros Pereira, em Belém, participou da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no ano passado. “Participar da Obmep foi muito bom, na minha opinião. É importante que os alunos participem porque dá para avaliar e ver se estamos evoluindo, aprendendo as coisas que os professores nos ensinam”, disse a estudante, que vai participar da edição de 2024.

Duas fases - A Olimpíada é realizada em duas fases, sendo a primeira composta de uma prova objetiva, com 20 questões, e a segunda de uma prova discursiva, com seis questões. A 1ª fase da Obmep será realizada em 4 de junho, e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 19 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do estudante: Nível 1 (6º e 7º anos) e Nível 2 (8º e 9º anos), para o ensino fundamental, e Nível 3 (ensino médio).

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será em 2 de agosto, e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro. Assim como no ano passado, a Olimpíada distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os estudantes premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), no valor de R$ 300,00, aos medalhistas nacionais de escolas públicas que integram o Programa.

Desempenho - Para estimular cada vez mais a participação dos estudantes, a Obmep também premiará estudantes com melhor desempenho estadual. Pelo menos 20 mil medalhas estaduais serão distribuídas. A premiação estadual, no entanto, não permite acesso ao PIC.

Este ano, a Olimpíada homenageará os 100 anos dos cientistas Johanna Döbereiner e César Lattes, cujas descobertas atestam o alto nível da produção científica no Brasil.

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Obmep é a maior competição científica do Brasil, e reúne, a cada ano, mais de 18 milhões de alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Criada em 2005, a Olimpíada é realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

O evento contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a Olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de estudantes brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.