Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estado entrega mais escolas reconstruídas em 2024, beneficiando cerca de 3,5 mil alunos

01/04/2024 09h11 - Autor: Giovanna Abreu (SECOM) 140 visualizações
Foto: Estado entrega mais escolas reconstruídas em 2024, beneficiando cerca de 3,5 mil alunos
Biblioteca da nova Escola General Gurjão - Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Governo do Pará alcança a marca de 135 escolas estaduais totalmente reestruturadas e equipadas, desde o início da atual gestão

Somente no primeiro trimestre de 2024, o Governo do Pará já entregou cinco escolas da rede pública estadual totalmente reconstruídas, nos municípios de Belém e Ananindeua, na Região Metropolitana, e Parauapebas, no sudeste. Mais de 3,5 mil estudantes foram beneficiados com esses investimentos em educação. A última entrega foi da Escola Estadual de Ensino Médio Governador Eurico Vale, na sexta-feira (22), em Rurópolis, no oeste paraense, a 135ª unidade reconstruída e ampliada desde o início da atual gestão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“Os primeiros dias de uma criança são um dos mais importantes para seu desenvolvimento. Estamos avançando em todo o Estado para que as crianças paraenses estejam onde devem estar: na escola", afirma o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.

Escola Rômulo Maiorana, um das reconstruídas e entregues pelo Estado em Belém - Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

As escolas estaduais Jornalista Rômulo Maiorana e Professora Zulima Vergolino Dias, em Ananindeua, foram as primeiras unidades entregues em 2024, beneficiando mais de 2 mil alunos. Com um investimento superior a R$ 3 milhões em cada unidade de ensino, o governo do Estado reforça o compromisso com o aperfeiçoamento da educação, garantindo mais conforto aos estudantes, professores e demais profissionais da comunidade escolar.

No dia 31 de janeiro foram entregues as escolas estaduais General Gurjão, no bairro da Cidade Velha, e Stélio Maroja, no bairro da Cremação, em Belém. As unidades começaram o ano letivo de 2024 com espaços climatizados, equipados e com acessibilidade.

A aluna Mariana Onhara da Silva e Silva ressalta que o sonho de ver a escola totalmente reconstruída vem desde o período em que os pais dela eram adolescentes. “Meus pais estudaram aqui, minha irmã também. Chegou a concluir os estudos, e a escola sempre em reforma. Pra mim, ver a escola reformada, toda equipada, como era para estar, representa um momento maravilhoso. Estou motivada para estudar”, garante Mariana.

Nova estrutura para a educação da Maria Luiza, aluna da Escola Stélio Maroja - Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Parauapebas – Em fevereiro, foi a vez da Escola Estadual Eduardo Angelim, em Parauapebas, ser entregue aos 960 alunos do ensino médio, que estudam pela manhã e à tarde.

O novo espaço foi contemplado com a reconstrução de 12 salas de aula, ampliação da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), secretaria, sala dos professores, sala da coordenação, despensa, refeitório, copa, banheiros masculino e feminino, e coordenação pedagógica.

O Estado também assegurou laboratórios de química e informática, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, pintura, sinalização, novas instalações elétrica e hidrossanitária, além da climatização em todas as salas de aula. O investimento ultrapassou R$ 1,7 milhão.