Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escolas Estaduais promovem atividades alusivas ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

03/04/2024 09h10 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 713 visualizações
Foto: Escolas Estaduais promovem atividades alusivas ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Foto: Divulgação

Para conscientizar a comunidade escolar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover o respeito, as escolas da rede estadual de ensino realizaram atividades em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado nesta terça-feira, 2. Caminhada, vídeo informativo, palestras e atividades lúdicas fizeram parte das iniciativas.

Foto: Divulgação

Com bandeiras e cartazes, os estudantes da Escola Professora Rosalina Alvares Silva Cruz, em Belém, levaram a conscientização para a comunidade local. Os estudantes e equipes escolares fizeram uma caminhada no entorno da escola que contou com a participação de 250 pessoas, entre estudantes, responsáveis, professores, coordenação e direção.

Uma roda de conversa realizada pelos professores e equipe pedagógica da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, puderam transmitir conhecimentos e compartilhar experiências com os estudantes da unidade, além de exibição de vídeos educativos sobre a temática. A Escola Professora Guajarina de Souza da Silva também realizou palestras com os estudantes. Uma acolhida temática também foi realizada na Escola Professor Jorge Lopes Raposo, com a distribuição de adesivos em alusão à data e panfletos com algumas orientações. 

Em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, a unidade escolar Anani trabalhou com roda de conversa e contação de histórias para os estudantes. "Esse momento é essencial para eles compreenderem algumas situações dentro de sala de aula, como, por exemplo, o barulho que incomoda muitos deles. Então, percebi que os meus alunos conseguiram entender e terem respeito. Muitos pais me relataram que seu filho se sente inserido na sala de aula e isso é ótimo, porque estamos no caminho certo", disse a professora Lidiane Bahia. 

Foto: Divulgação

No município de Mojuí dos Campos, a Escola Estadual Fernando Guilhon, e em Belterra, na unidade Waldemar Maués, pertencentes a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Santarém, promoveram um trabalho de sensibilização no entorno da unidade. 

Já em Cachoeira do Arari, as Escolas Estaduais José Rodrigues Viana e Delgado Leão, realizaram a "Caminhada Azul de Conscientização sobre o Autismo", na qual objetivou chamar atenção da sociedade sobre o cuidado e atenção necessários às pessoas com TEA.

"Consideramos o apoio e reconhecimento da neurodiversidade crucial para a promoção da educação de qualidade e equitativa. Tal prática deve ser incentivada e apoiada pelas instituições de ensino de todas as esferas, pois de dessa maneira alcançaremos grande êxito social", concluiu a diretora da Escola Delgado Leão, Janaina Bragança.


MAIS FOTOS