12/04/2024 16h11 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 2773 visualizações
Foto: Seduc inicia 'Formação de Lideranças' para ampliar ações educacionais nas Diretorias Regionais de Ensino
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Com o objetivo de formar lideranças educacionais e avançar na qualidade do ensino na educação paraense, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou, nesta sexta-feira (12), a "Formação de Lideranças: DREs em ação", que reuniu dirigentes regionais de ensino, diretores, coordenadores pedagógicos e de infraestrutura.

O secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares, destacou o papel fundamental da formação. "A educação é muito grande, são cerca de 900 escolas no Pará, mais de 500 mil alunos, então você está falando de um efeito cascata importante, é fundamental que a gestão esteja bem formada. Nós criamos novas funções na Secretaria e tem um processo de formação, de preparação para que elas possam exercer melhor essas funções, então é super importante que a gente consiga ter esse processo de formação contínua. Hoje é mais um passo importante para impactar na aprendizagem", disse o titular da pasta.

Secretário Adjunto de Educação Básica, Júlio César Meireles de Freitas - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

De acordo com o secretário adjunto da Educação Básica (Saeb) da Seduc, a formação dá continuidade e reforça o trabalho que vem sendo feito na educação paraense. "Esse é um momento ímpar para a gente. Aqui, primeiro que a gente dá continuidade a tudo que a gente vem fazendo desde 2023, e é especial porque a gente inaugura um novo tempo, é o momento que a gente precisa de fato, e de forma efetiva e assertiva, desenvolver os nossos servidores que compõem a Secretaria de Estado de Educação. E, quando eu digo isso, independentemente do cargo ou da função que você ocupa e da condição de servidor, se faz necessário que a gente continue dando a formação. Quanto mais qualificado o servidor, certamente a qualidade do serviço ofertado tende a melhorar", enfatizou.

Para Dark Vasconcelos, que faz parte da Coordenadoria Administrativa da DRE Abaetetuba, já é possível notar mudanças e resultados positivos na educação paraense através das ações realizadas, sendo a formação mais um passo para melhorar. "Já tem um tempo que eu percebo um grande avanço na Secretaria em termos de organização, em termos de diretrizes. Eu venho comentando com as colegas de Abaetetuba, pelo tempo que a gente trabalha lá, as mudanças, o impacto de tudo isso e a formação é mais um passo que eu consigo identificar de mudanças, mudanças necessárias, que também já estão dando muitos resultados para a gente. A gente já consegue ver um avanço muito grande. Agora precisamos, enquanto pessoas que estamos nessas coordenadorias, fazer isso acontecer. A parceria já existe", comentou.

Dark Vasconcelos, da coordenadoria administrativa da DRE Abaetetuba - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Com carga-horária total de 180 horas, a Formação de Lideranças, que segue até o mês de outubro, será dividida em aulas presenciais e síncronas (em tempo real). Ao final da Formação, os participantes receberão certificado.