07/05/2024 16h36 - Autor: Igor Oliveira, sob supervisão de Fernanda Cavalcante / Ascom Seduc 555 visualizações
Foto: Projeto de estudantes da rede estadual é finalista em evento nacional de ciências e tecnologia
Foto: Divulgação

Pesquisa dos alunos de Ensino Médio do município de Mãe do Rio tem como foco a preservação do meio ambiente

Um projeto científico desenvolvido por estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Marino Contti, no município de Mãe do Rio, na Região de Integração do Rio Capim, está entre os finalistas da Expo Nacional MILSET Brasil 2024.

Com foco na preservação do meio ambiente, os estudantes André Reis, Cíntia Lopes e Davi Ribeiro, realizaram a pesquisa acerca de como são produzidos os materiais biodegradáveis e foram estimulados a desenvolver projetos seguindo o método científico dentro do Clube de Iniciação Científica no Ensino Médio (Cicem). Agora, os três estudantes vão viajar para apresentar o projeto na exposição, que acontecerá em Fortaleza, no Ceará, no período de 27 a 31 de maio.

O objetivo do Clube de Iniciação Científica no Ensino Médio é inserir os estudantes na pesquisa científica a partir do desenvolvimento de projetos de interesse. O objeto de estudo foi a borra de café, com a finalidade de despertar para o fato de que a mesma pode ser utilizada para a produção de materiais biodegradáveis.

Foto: Divulgação

“É válido ressaltar que dentro do projeto os estudantes desenvolvem a argumentação e a escrita científica, a partir de um problema que eles desejam resolver e têm curiosidade de aprofundar seus conhecimentos. Os estudantes foram muito receptivos ao projeto e, de maneira responsável, iniciaram a pesquisa sob minha orientação. A primeira ideia deles era trabalhar sobre a poluição ambiental provocada por pilhas e baterias, porém, resolveram mudar e usar a borra do café como alternativa para a produção de materiais biodegradáveis”, explicou o professor de química e coordenador do projeto, Denilson Leandro da Silva.

Segundo Denilson, o projeto tem como finalidade mostrar para os estudantes a possibilidade de utilização de materiais domésticos como forma de preservar o meio ambiente. “O projeto tem a finalidade de despertar para o fato de que a borra do café pode ser utilizada para a produção de materiais biodegradáveis. Do mesmo modo, o projeto faz dos estudantes protagonistas no seu desenvolvimento, logo, todo o conjunto de competências e habilidades mobilizadas agregam conhecimentos para além do ensino médio”, explica.

O estudante André Reis falou sobre a experiência de ter o projeto aprovado nacionalmente. “Essa experiência é simplesmente incrível. Com isso, sabemos que nosso trabalho não foi produzido em vão e poderemos expor nossa pesquisa e resultados a várias pessoas. Além disso, claro, trazer orgulho aos nossos pais, à nossa escola, à nossa cidade e ao nosso estado”, disse entusiasmado.

Foto: Divulgação

André também destacou a importância de projetos como esse para os estudantes e professores da escola. “Projetos como esse que fazemos parte, incentivam alunos a buscarem mais conhecimento e mostra que estudar não é algo chato, mas algo que proporciona benefícios presentes e futuros excepcionais, além de fazer com que os professores estejam sempre atualizados com o nível da educação nacional e não deixem de, também, buscar conhecimento”, concluiu.

Expo Nacional MILSET Brasil - É um evento internacional do Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (MILSET), do Comitê da Milset Amlat e da Associação Movimento pela Ciência e Aprendizagem do Brasil. Uma Exposição de Projetos de Ciências, Tecnologia, Artes e Inovação, com o intuito de popularizar a ciência entre os jovens.