Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Alunos da rede pública estadual vão participar da ‘Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas’

10/05/2024 17h03 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 767 visualizações
Foto: Alunos da rede pública estadual vão participar da ‘Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas’
Foto: Ascom Seduc

Promovida pelo Ministério da Educação, entre 13 e 20 de maio, a iniciativa visa fortalecer os anos finais do ensino fundamental

Estudantes dos anos finais do ensino fundamental na rede pública estadual de ensino vão participar da “Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas", entre os dias 13 e 20 de maio. A ação promovida pelo Ministério da Educação (MEC) visa conhecer mais profundamente os estudantes do ensino fundamental em todo o Brasil, com enfoque em dimensões conectadas à aprendizagem, ao clima, à convivência, à inovação e à participação, além de fornecer subsídios para uma política de fortalecimento desse período da aprendizagem.

De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental Anos Finais (Cefaf) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Adriana Sousa, todas as escolas da rede já se mobilizam para a programação que, segundo ela, é extremamente importante. “É uma ação nacional do MEC em todas as escolas municipais e estaduais que ofertam os anos finais do ensino fundamental. Este momento compõe um diagnóstico de como os alunos estão sendo atendidos nas escolas, e serve de base para a política pública nacional Escola das Adolescências, que será lançada após a semana de escuta”, informou.

Foto: Ascom Seduc

Sobre a Escuta das Adolescências nas Escolas, a coordenadora explicou que “os alunos vão participar de momentos em sala de aula, de rodas de conversa e outras atividades em grupo, orientadas pelos docentes, para dialogar sobre os eixos da semana de escuta, e depois vão preencher um formulário on-line”.

Qualificação Em abril, especialistas, gestores de redes de ensino, gestores escolares, professores e adolescentes participaram de dois webinários preparatórios para a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, organizados pelo MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Nos webinários, os profissionais da educação puderam compartilhar experiências e a apresentação de instrumentos da escuta, os quais são diferenciados para  o 6º e o 7º anos, e para 8º e 9º anos, a fim de fomentar que os estudantes sejam envolvidos no diagnóstico do território e na criação e implementação de soluções. 

Foto: Ascom Seduc

Qualidade social da educação O Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), desenvolve uma política de fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental, o Programa Escola das Adolescências. O objetivo é ampliar os esforços da cooperação federativa, de forma que possam convergir para a constituição de uma escola acolhedora, que impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes adolescentes dos anos finais.

Para atingir esse objetivo, o Programa considera as singularidades dos alunos dos anos finais, o fortalecimento do regime de colaboração e a ênfase no apoio às transições escolares e às formas de reorganizar tempos e espaços, para avançar em currículos intencionais, que ampliam e articulam diferentes experiências formativas, na perspectiva da ampliação dos letramentos e da autonomia intelectual.