Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc promove palestra sobre geração de emprego e renda para estudantes da EJA

15/05/2024 08h42 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 145 visualizações
Foto: Seduc promove palestra sobre geração de emprego e renda para estudantes da EJA
Foto: Divulgação

Para fortalecer e despertar na população paraense o entendimento sobre a oportunidade de emprego antes, durante e depois, tendo em vista o evento mundial sobre mudanças climáticas, a COP 30 (Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizado em Belém, em novembro de 2025, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) está promovendo, durante o mês de maio, a palestra "COP 30 - Uma oportunidade de Gerar Emprego e Renda", voltada para estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). 

O circuito de palestra iniciou com a Escola Palmira Gabriel, seguido da Escola do Outeiro, ambas em Belém. Com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os palestrantes falaram sobre como vai funcionar o evento e quais as oportunidades de emprego e renda que serão geradas pela ‘Plataforma Capacita COP 30’. 

“Eu queria fazer um curso de informática, então a palestra foi ótima para a gente conhecer e ver o que será feito aqui no Estado. Pretendo também colocar as minhas filhas para a capacitação”, conta Alcione Moraes, estudante do EJA, na Escola Palmira Gabriel. 

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (14), a palestra será na Escola Avertano Rocha, Distrito de Outeiro. No dia 21 de maio, os estudantes da Escola Nagib Coelho Matni serão contemplados com a temática. Já no dia 28 de maio, será na Escola Rômulo Maiorana. 

“A palestra sobre COP 30 surgiu da necessidade de potencializar os nossos alunos da Educação de Jovens e Adultos a ganhar mais mercado de trabalho. Nós sabemos que os nossos alunos que estudam à noite, principalmente, passam a manhã e a tarde já trabalhando, às vezes de modo informal, e essas orientações geram oportunidades de uma possível entrada no banco de recursos humanos que vai ser preciso durante a COP 30. Nós temos muitas frentes de capacitação na área de hotelaria, na área de turismo receptivo, na gastronomia, na área de artesanatos e na área de restaurantes. A ideia é que eles possam ter a noção de que existem capacitações de forma gratuita e que essas capacitações vão levá-los à geração de emprego e renda durante o evento”, finaliza Ana Cláudia Neves, coordenadora da EJA.