Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Usina da Paz Guamá reúne escolas da rede estadual para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

05/06/2024 16h52 - Autor: Matheus Rocha (SEAC) 294 visualizações
Foto: Usina da Paz Guamá reúne escolas da rede estadual para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: Beatriz Baena (Nucom Seac)

Evento promovido pela Seduc reuniu alunos, pais, professores e técnicos de escolas da rede estadual e também foi aberto à comunidade

A Usina da Paz do bairro do Guamá, em Belém, recebeu, nesta quarta-feira (5), a programação da I Mostra de Educação Ambiental e Cultura, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste dia 5 de junho. O evento reuniu alunos, pais, professores e técnicos de escolas da rede estadual e também foi aberto para a participação da comunidade. 

Ao longo da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de aproveitar uma série de apresentações e aprendizados voltados para a importância da criação de um senso de responsabilidade coletiva e elaboração de estratégias de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, promovendo a conscientização ambiental e o fortalecimento dos laços comunitários.

Aluno Israel Coelho - Foto: Beatriz Baena (Nucom Seac)

O estudante Israel Coelho, aluno da Escola Estadual Maria Luiza Vella Alves, do bairro do Jurunas, foi um dos participantes da programação e destacou a importância do que foi aprendido no local. “Hoje eu aprendi muita coisa aqui na Usina sobre a poluição dos rios, sobre a importância das pessoas não jogarem lixo na água, pois podem acontecer muitas coisas ruins e a gente nunca quer isso, então temos que preservar os rios”, explicou. 

Já a professora Flávia dos Santos Bandeira, da Escola Alzira Teixeira, no bairro da Condor, apresentou o projeto de uma horta cultivada pelos próprios alunos. “Essas hortaliças vão ser utilizadas na alimentação dos próprios alunos, porque a nossa escola é de tempo Integral. É interessante a gente poder fazer essa contribuição e mostrar a importância do cultivo. Na escola também trabalhamos a questão da reciclagem, a poluição do meio ambiente e da coleta seletiva”, disse a professora.

Professora Flávia Bandeira - Foto: Beatriz Baena (Nucom Seac)

Para a diretora regional de Educação, Monica Bello, da DRE 3, a iniciativa tem como objetivo dar ênfase ao tema “Preservação Ambiental” entre a comunidade escolar. “Estamos há dois meses montando projetos de conscientização e de preservação do meio ambiente, onde os próprios alunos de 21 escolas da rede estadual, montaram todos os estandes e fizeram todo o trabalho voltado a esse tema”, disse a diretora. 

Dia Mundial do Meio Ambiente - O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, e tem como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. 

Serviço - Ao longo do mês de junho, as demais Usinas da Paz também vão receber programações referentes ao Dia do Meio Ambiente. Confira o cronograma de atividades na rede social das Usinas da Paz (@usinasdapaz).


MAIS FOTOS