Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Enem 2024: mais de 49 mil estudantes da rede estadual estão inscritos

06/06/2024 16h35 - Autor: Cristiani Sousa (Ascom Seduc) 451 visualizações
Foto: Enem 2024: mais de 49 mil estudantes da rede estadual estão inscritos
Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

As inscrições para o exame podem ser feitas até esta sexta-feira. Prazo vale para pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social

 As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 seguem até esta sexta-feira (07). Os interessados devem se inscrever, na Página do Participante. O prazo se estende também, para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. No Pará, 49.375 inscrições de estudantes da rede estadual foram confirmadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, faz um chamamento aos estudantes para se inscreverem no certame. “Você que é aluno do 3° ano, não abra mão de fazer o Enem para ter muito mais possibilidades, oportunidades tanto em universidades públicas quanto privadas, o Enem é uma grande porta de entrada”, reforçou.

As instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

O titular da Secretaria de Estado de Educação também reforçou a importância da inscrição para a participação no Programa Bora Estudar, iniciativa financeira aos estudantes paraenses, que é inédita no país.  “Os alunos do 3° ano que fizerem o Enem e obtiverem mais de 900 pontos na redação, terão direito ao Bora Estudar, que é um cheque de R$ 10 mil para utilizar na reconstrução de casa. Então, bora fazer a inscrição”, destacou Rossieli Soares.

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

Enem O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Bora Estudar - O programa do Governo do Estado tem como objetivo ceder créditos de R$ 10 mil para construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da casa dos estudantes, no âmbito do Programa "Sua Casa – Estudante".