Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estado garante ampliação do Programa 'Creches por Todo o Pará' com a construção de unidades em Mocajuba e Baião

11/06/2024 09h21 - Autor: Amanda Oliveira (Ascom Seduc) 638 visualizações
Foto: Estado garante ampliação do Programa 'Creches por Todo o Pará' com a construção de unidades em Mocajuba e Baião
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

As unidades atenderão crianças de 0 a 5 anos de idade, em um espaço com conforto, comodidade e segurança

O Programa "Creches Por Todo o Pará", do Governo do Estado, vai beneficiar os moradores de Mocajuba e Baião, ambos municípios do nordeste paraense, com a construção de unidades que atenderão crianças de 0 a 5 anos, em um espaço com conforto, comodidade e segurança. A assinatura da Ordem de Serviço para a construção das creches aconteceu nesta segunda-feira, 10, por meio da vice-governadora Hana Ghassan.

As unidades terão capacidade para atender 200 crianças, e contam com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

"Eu fico muito feliz de estar aqui, fazendo algo muito importante para o município de Baião, que o 'Creche por Todo o Pará'.  Importante para as mães, para as nossas crianças, que vão poder ter um local seguro e iniciar o seu processo de aprendizagem. A gente sabe o quanto uma creche pode mudar a vida das mães que podem ir trabalhar, ir ao mercado, se assim ela desejar, pode também cuidar dela mesma. É uma creche totalmente equipada, 'top de linha', porque o município merece", destacou a vice-governadora.

"Certamente é mais um município onde nós vamos executar esse grande programa do Governo, que é o Creche por Todo o Pará. A mãe fica com a tranquilidade, além do ensinamento, do cuidado com a sua criança", comenta Arnaldo Dopazo, presidente da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep), órgão que presta apoio à Seduc, sobre a creche de Mocajuba.

Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

A agente comunitária de saúde de Baião, Tacilena Lima, considera que a creche afetará a vida de mães em situação de vulnerabilidade. "Eu sei da realidade de onde eu trabalho, é muito carente. Então, com essa creche vai mudar bastante a vida dessas mulheres, porque elas vão conseguir trabalhar", comenta ela.

Tacilema Lima - Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

"É muito importante para o nosso município, porque tem muitas famílias carentes que precisam, muitas mães querem trabalhar mas não têm onde deixar seus filhos e a creche vem para ajudar essas famílias, a deixar na creche com segurança, educação, merenda. A mãe que tem um filho pequeno, vai poder trabalhar e melhorar a renda da família. Se tivesse essa creche na minha época, eu teria estudado, só estudei depois que meus filhos cresceram. Vai poder beneficiar uma nova geração", conta a professora de Baião, Holanda Melo.

Holanda Melo - Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Creches por Todo o Pará - A construção de unidades de ensino infantil nos municípios paraenses sinaliza o avanço do Programa “Creches por Todo o Pará”, uma proposta inédita na educação, que visa beneficiar cerca de 30 mil famílias do estado, reduzindo o déficit educacional do Estado e avançando no processo de aprendizagem no Ensino Infantil.

O programa já investiu mais de R$ 400 milhões na construção de creches em todo o Estado, desde o ano de 2022.


MAIS FOTOS