Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escola Estadual de Itaituba é a única finalista do Brasil em premiação internacional

13/06/2024 15h52 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 2277 visualizações
Foto: Escola Estadual de Itaituba é a única finalista do Brasil em premiação internacional
Foto: Ascom Seduc

A escola Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira está entre as dez melhores do mundo na categoria ‘Ação Ambiental’. Votação on-line vai até dia 28

Quinta-feira, 13 de junho, foi um dia memorável na Escola Professora Maria da Graças Escócio Cerqueira, município de Itaituba. A instituição de ensino está selecionada entre as 10 melhores do mundo no World’s Best School Prizes (Prêmio Melhores Escolas do Mundo) na categoria "Ação Ambiental". 

O anúncio foi divulgado na madrugada desta quinta-feira, já com o início da votação pública, disponível até o dia 28 de junho. Clique aqui e vote.

Foto: Ascom Seduc

Durante o evento, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), anunciou obras de reconstrução da unidade de ensino. A nova escola terá readequação de todo o espaço de aprendizado e beneficiará os estudantes, professores, equipe técnico-pedagógica e a comunidade, em geral.

A instituição foi reconhecida por educar os estudantes, também, como guardiões ambientais da Amazônia, aumentando a biodiversidade e o envolvimento da comunidade. A escola tem como alvo os desafios apresentados pelo desmatamento, perda de biodiversidade e disparidades socioeconômicas.

Foto: Paulo Cezar / Ag. Pará

Durante o anúncio, o governador do Pará, Helder Barbalho, expressou sua alegria e parabenizou alunos, professores e servidores. “A todos os alunos é uma satisfação falar com vocês e dizer que estamos profundamente orgulhosos dessa conquista e envolvidos. Vamos fazer um investimento para a escola e transformar esse exemplo de vocês, um exemplo para o planeta de educação ambiental. A partir de hoje vou fazer uma grande mobilização para mostrar para o Brasil e para o mundo, o que a educação ambiental do Estado vem fazendo”, afirmou o chefe do executivo estadual. 

O secretário de Educação, Rossieli Soares, junto com a professora responsável pelo projeto ambiental, Eliude Ramos, fizeram a plantação de uma muda de açaí. “É emocionante estar aqui nesse dia, viver isso junto com a Escola Maria das Graças Escócio Cerqueira, por estar entre as dez melhores do mundo na categoria ‘Ação Ambiental’. Isso não é pouca coisa, isso é muito importante para a escola, para Itaituba e é muito importante para o Pará. Eu, o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan, estamos numa alegria muito grande de poder viver esse momento junto com a escola. Isso é uma inspiração, um lembrete muito claro de que temos professores e estudantes engajados e que podem fazer projetos e trabalhos incríveis como esse. É o mundo que está conhecendo o Pará, de tantas coisas que a gente já tem. O mundo está tendo a oportunidade de conhecer um pouquinho mais, sendo representado por essa escola. Agora todo mundo tem que ajudar e votar na escola, essa é uma etapa muito importante para conquistar e estar entre os três melhores do mundo”, ressaltou o secretário.

Foto: Paulo Cezar / Ag. Pará

Apresentações culturais e artísticas também fizeram parte da programação na unidade de ensino no dia de hoje, que contou com a participação de cinco outras escolas da localidade para prestigiar a unidade.

O momento de maior emoção do evento foi a exibição do vídeo com o nome da escola entre as unidades que se destacaram internacionalmente, na categoria “Ação Ambiental”. Com muitos gritos e aplausos, a comunidade escolar festejou o anúncio. “Para mim é algo totalmente novo. Ano passado eu não participei do projeto, e esse ano consegui entrar, aí veio a notícia de que a escola está entre as melhores do mundo, isso traz um mérito para a escola, para os alunos e para a professora que está se dedicando para trazer esse título. Convido todos para votarem, já que é a única escola do Pará, e do Brasil, nessa categoria”, disse Rayane Rodrigues, estudante da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Maria da Graças Escócio Cerqueira.   

Para o estudante com deficiência auditiva, Erick Henrique, da 2ª série do Ensino Médio, participar do projeto foi bem divertido. “Gostei muito de fazer parte do projeto, nós utilizamos sementes para que elas pudessem germinar. Aprendemos que não se pode derrubar as árvores, é preciso que a gente possa reflorestar, distribuímos também bolas de sementes, quando eu estava no primeiro ano, isso também foi bem divertido, foi bem legal, gostei muito. Agora nesse momento vamos votar, essa é a hora”, comentou.

Foto: Paulo Cezar / Ag. Pará

O projeto - A professora Eliude Ramos desenvolveu com a turma do Atendimento Educacional Especializado (AEE), um projeto sobre meio ambiente que coleta e recebe sementes da comunidade e desenvolve mudas de espécies nativas da Amazônia, a fim de ampliar a conscientização de toda a comunidade escolar sobre a preservação da natureza.

“Foi um momento único, a escola ter esse reconhecimento por ações que resultaram no aumento da conscientização dos estudantes sobre a importância crucial do plantio de espécies nativas para a preservação do ecossistema e da biodiversidade. Além de promover uma aprendizagem enriquecedora e uma compreensão profunda dos processos ecológicos, incluindo as interações entre plantas, animais e micro-organismos”, explicou a professora.

Sobre a Escola - Fundada em 2004, a unidade fica localizada no município de Itaituba e educa os estudantes como guardiões ambientais da Amazônia, aumentando a biodiversidade e o envolvimento da comunidade. O corpo docente é composto por 27 professores. A Escola Estadual Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira atende, atualmente, 273 estudantes do Ensino Médio, sendo 168 na modalidade Integral e 105 no Regular e EJA.

Conectividade e internet de qualidade em todas as escolas estaduais - Na última segunda-feira (10), o governador Helder Barbalho anunciou o programa "Kit Bora Estudar", um investimento inicial em antenas Starlink de internet via satélite em alta velocidade para todas as escolas da rede estadual de ensino. A Escola Professora Maria da Graças Escócio Cerqueira, durante a cerimônia de anúncio das melhores escolas do mundo, recebeu uma antena para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e para apoiar estudantes e equipes escolares. As demais escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Itaituba também foram contempladas com a entrega de mais 8 antenas.


MAIS FOTOS