Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Projeto lança livro de poemas escrito por estudantes da rede estadual

14/06/2024 08h51 - Autor: Amanda Oliveira (Ascom Seduc) 776 visualizações
Foto: Projeto lança livro de poemas escrito por estudantes da rede estadual
Foto: Divulgação

A iniciativa incentiva a escrita e o surgimento de jovens escritores, além de proporcionar engajamento de estudantes em atividades desenvolvidas dentro da escola

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Marta da Conceição, na ilha de Cotijuba, em Belém, lançaram na última terça-feira (11), o e-book autoral “II Sarau da Ilha – poemas reunidos”, que celebra o primeiro concurso literário da escola, com a temática “Olhares Sobre a Amazônia”. O livro é resultado do projeto “Sarau da Ilha”, coordenado pela professora estadual de Língua Portuguesa, Raquel Minervino, e desenvolvido com objetivo de estimular a leitura, a escrita e novos escritores paraenses.

O projeto surgiu em 2022 e desde então vem apresentando resultados positivos, como a dedicação dos estudantes na produção de poemas e o interesse na participação das atividades desenvolvidas dentro da escola, como o concurso literário que revelou poetas e poetisas dos ensinos fundamental, médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA), resultando na confecção de um livro artesanal e o e-book, que reúnem 13 poemas autorais, além de um prefácio colaborativo escrito pela coordenação do projeto “Sarau da Ilha” e pelo júri do concurso literário: professor Batista Moraes; o poeta José Andrade e a poetisa Antônia Nayane.

Foto: Divulgação

“O livro artesanal é uma proposta maravilhosa, pois além do prazer que é aprender a confeccionar um livro manualmente, torna-se uma alternativa mais acessível e democrática. Através dessa primeira publicação, esperamos dar visibilidade ao projeto, e quem sabe conseguir, futuramente, o apoio para a publicação de um livro em formato capa dura. O que não desmerece de maneira alguma o livro artesanal, que é uma experiência única, e que vamos continuar abordando”, comenta a professora coordenadora do projeto, Raquel Minervino.

A artista que conduziu a oficina que confeccionou os livros artesanais, Katja Hölldampf, comenta sobre o processo de criação da capa do material. “Depois de reler e refletir sobre todos os poemas coletivamente, percebemos que havia ‘dois blocos’, por assim dizer: um bloco de poemas falava sobre as belezas da Ilha, suas paisagens, praias e lugares especiais; e outro bloco trazia aspectos mais críticos e reflexivos acerca da destruição da Amazônia. Assim, decidimos trazer esses dois olhares, esse contraste, para a capa”, comenta a artista. Além da produção do livro, pensada e construída de forma coletiva pelos participantes da oficina, a capa do material recebeu uma finalização digital do professor de Inglês da escola, Arilson Silva.

Foto: Divulgação

Entre as poetisas que escreveram para o livro está Aline Monteiro, estudante do EJA, que publicou “Incidente”, um relato poético autobiográfico – um naufrágio de rabeta, que deixou a jovem quatro horas à deriva até ser resgatada por pescadores próximo à Ilha de Mosqueiro. “O meu poema foi uma realidade que eu vivi, um momento muito difícil que eu passei, e ali está tudo o que eu senti, todos os meus poemas tem essa pegada de sentimento, o que eu passei, o que eu passo. Mas esse foi o início pra eu começar a escrever”, comenta a estudante. 

Para prestigiar e incentivar o trabalho desenvolvido pelo projeto “Sarau da Ilha”, o leitor pode acessar o e-book disponível para download gratuito no perfil oficial de Instagram da escola: @escola.marta2022.


MAIS FOTOS