Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Comunidade de Sapucaia celebra entrega da Escola Estadual Paulo Freire totalmente reconstruída pelo Estado

03/07/2024 10h36 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 456 visualizações
Foto: Comunidade de Sapucaia celebra entrega da Escola Estadual Paulo Freire totalmente reconstruída pelo Estado
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Com investimento de R$ 2.624.188,41, a reforma e ampliação da escola vão beneficiar mais de 230 estudantes das zonas urbana e rural

O sonho de estudar em um lugar confortável, seguro, acolhedor e inclusivo se tornou realidade para os mais de 230 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, no município de Sapucaia, na Região de Integração do Araguaia. Isso porque, nesta terça-feira, 2, a comunidade celebrou a entrega da unidade escolar que foi totalmente reconstruída pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). Um investimento de R$ 2.624.188,41 que reforça o compromisso da gestão com a educação paraense.

Em seu discurso, o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou o compromisso com a Educação no Estado e celebrou a entrega desta que é a 143ª unidade escolar entregue pela gestão.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

"É uma alegria poder estar aqui com vocês e cumprimento, de maneira muito especial, a comunidade escolar da Escola Paulo Freire. Parabéns por esse lindo momento, a escola está maravilhosa. Parabéns a todos que sonharam com esse momento. Isso aqui é fruto da luta dos professores, professoras, pais, mães, alunos, que juntaram esforços para ver o sonho da Escola Paulo Freire se transformar em realidade. Celebro este momento certo de que Sapucaia está vivendo um momento de desenvolvimento", destacou o governador.

Recentemente o chefe do Executivo Estadual esteve no município entregando o hospital municipal.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

"Há poucos dias estive aqui entregando com vocês o hospital municipal. Hoje estamos retornando para entregar uma escola nova num padrão de qualidade. Uma escola reconstruída com todas as salas climatizadas, com laboratório de informática, com quadra coberta. Pode ter escola pública no Brasil igual a essa, mas melhor do que a Paulo Freire não tem e isso é motivo de orgulho para as nossas crianças, para os nossos jovens. A creche aqui de Sapucaia está garantida. Uma unidade nova, para 200 alunos de 0 a 5 anos. Uma creche toda equipada para que a gente possa ter mais o equipamento de educação para as crianças de Sapucaia. O Estado está trazendo uma creche para o ensino infantil e a Prefeitura pedindo a reforma da Escola Municipal. Rossieli, nós vamos ajudar a reformar a escola municipal aqui em Sapucaia para poder atender o ensino fundamental", afirmou Helder.

Agora, a comunidade escolar conta com sete salas de aula totalmente reconstruídas e climatizadas, biblioteca completa, laboratório de informática, quadra coberta com arquibancada, área de recreio coberto com cozinha, área de serviço e despensa, além de equipamentos novos para os espaços, sala dos professores, direção, secretaria, banheiros acessíveis masculino, feminino.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

"Essa é a 143ª escola estadual entregue totalmente reconstruída e equipada neste governo. Esse é um avanço fundamental para que nossas crianças, equipes e comunidade escolar tenham um equipamento de educação básica adequado e funcional para o desenvolvimento da vida e rotina escolar. Sabemos e temos muito ainda para avançar, mas precisamos comemorar também as boas coisas. Esse é sem dúvidas um momento de muita felicidade para o município de Sapucaia. Seguimos avançando para fortalecer a educação paraense", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Incentivo para estudarA estudante Yasmin Rodrigues, da 2ª série do Ensino Médio, não escondeu a alegria em ver a escola nova. "É uma alegria enorme ter a nossa escola reformada, ampla, com biblioteca, uma sala com computadores para podermos aprender e desenvolver mais os nossos estudos. Eu acredito que, do jeito que a escola está, tanto eu quanto os meus colegas, vamos poder aprender ainda mais, desenvolver ainda mais. É uma alegria mesmo", disse a estudante, que ainda destacou o que mais chamou a atenção na obra. "Essa reforma nos trouxe mais segurança. Amei as cores, está tudo perfeito. Salas climatizadas, espaços novos. Tudo muito lindo", avaliou a estudante.

Aluno Rafael Silva - Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Ansioso para começar a utilizar os espaços da escola, o estudante Rafael Silva, da 3ª série do Ensino Médio, conta que a sensação de ver a escola novinha é maravilhosa. "Estou com uma sensação maravilhosa ao ver a escola totalmente reformada. A gente, como aluno, precisa de um ambiente que trate as nossas necessidades do dia a dia e agora temos isso. Sala de informática, biblioteca, banheiros inclusivos, salas climatizadas, quadra reformada, ou seja, tudo isso vai agregar bastante no desenvolvimento dos alunos, e não só como estudantes, mas como pessoas também. Estamos muito agradecidos", finalizou Rafael.

Diretora Isabel Landim - Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

À frente da gestão da unidade escolar há 14 anos, a diretora Isabel Landim revela que a reforma e ampliação da escola foi como uma bênção. "Sou gestora aqui nessa escola há 14 anos e já passamos por muitas dificuldades. Essa reforma foi uma bênção para nós, uma vitória mesmo e eu tinha certeza que o governador Helder iria nos proporcionar isso. E hoje estamos aqui com a nossa escola maravilhosa, uma escola que vai proporcionar aos nossos alunos um ambiente climatizado, aconchegante, inclusivo e que, com certeza, vai surtir efeito no aprendizado deles", disse.

Ainda segundo a gestora, uma mudança muito significativa na estrutura da unidade, foi tornar os ambientes acessíveis. "A escola teve ampliação e uma melhoria muito grande, como, por exemplo, nos banheiros que eram bem ruins e foram demolidos e ganhamos novos banheiros e banheiros inclusivos, acessibilidade que não tínhamos antes. Além disso, a escola ganhou pisou tátil para facilitar o dia a dia das pessoas que têm baixa visão, tudo isso tornou a nossa escola mais acessível. Também estamos com os equipamentos de cozinha todos os novos, salas equipadas, computadores. Uma grande vitória", destacou Isabel.

Para a professora Luciana Barros, o compromisso do Governo do Pará com a educação em Sapucaia vai fazer total, diferença no ensino-aprendizagem dos estudantes da Escola Paulo Freire. "A reforma é de suma importância, devido à construção do ensino e aprendizagem dos estudantes, porque oferece muitos recursos para a comunidade escolar. A gente necessitava dessa reforma e vejo que eles [estudantes] estão muito ansiosos, já estão fazendo planos de fazer feiras, atividades para complementar o processo de ensino-aprendizagem e isso se dá, principalmente, devido ao novo espaço. Esse compromisso com a educação só vem contribuir com o interesse deles, com a qualificação melhor do ambiente físico, da estrutura da escola, é um incentivo mesmo para os estudantes se esforçarem ainda mais", frisou a educadora.

Ainda conforme o governador, o Governo do Pará segue trabalhando para fazer com que o município de Sapucaia cresça ainda mais.

"Aqui já foi dito que, no passado, governador não vinha por ser um município pequeno e por isso, não tinha atenção. Quando se quer governar por todos e para todos, você não pode distinguir a cidade, você tem que ter atenção por onde as pessoas vivem. E vocês merecem de nós o cuidado, o atendimento, a atenção e é por isso que nós estamos aqui hoje, por compreender de que o que está sendo implantado aqui em Sapucaia são as bases para que essa cidade possa crescer cada vez mais. Sapucaia tem gente trabalhadora que merece o respeito, o carinho", enfatizou Helder Barbalho.


MAIS FOTOS