Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Reunião da SBPC e Olimpíada do Oceano ampliam contato da juventude com o conhecimento científico

05/07/2024 13h14 - Autor: Amanda Oliveira (Ascom Seduc) 294 visualizações
Foto: Reunião da SBPC e Olimpíada do Oceano ampliam contato da juventude com o conhecimento científico
Alunos da rede estadual são incentivados pela Seduc a participar de eventos educacionais e científicos - Foto: Divulgação / Ag. Pará

Em Belém, que sediará o evento da SBPC, estudantes da rede pública de ensino poderão participar de museus itinerantes, oficinas e mostras interativas

O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico será celebrado na próxima segunda-feira (8). Com o objetivo de incentivar jovens talentos da rede estadual pública de ensino com aptidões em ciências, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) destaca duas oportunidades para aprimoramento dos estudos e engajamento dos estudantes no conhecimento científico.

A 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 7 a 13 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Guamá, em Belém, dispõe de inscrição gratuita até o dia 12, e a Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) está com inscrições abertas até o dia 27 de agosto. As duas oportunidades fomentam o aprendizado sobre ciência cidadã, educação ambiental e cultura oceânica.

Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, a 76ª Reunião Anual da SBPC proporcionará aos interessados uma programação científica composta por diversos ambientes e atividades, como o espaço SBPC Jovem, com uma agenda de ações destinadas a estudantes e professores da educação infantil, do ensino fundamental e ensino médio, oferecendo exposições, mostras interativas, museus itinerantes, oficinas e outras programações. O objetivo é promover o engajamento de crianças e jovens no conhecimento científico e na pesquisa, assim como incentivar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.

"Um pouquinho do mar" - "Serão apresentados trabalhos desenvolvidos pelas escolas azuis do Pará, além de exposições da biodiversidade aquática e suas ameaças, educação ambiental, ciência cidadã e direito ambiental, com demonstração prática que auxilie docentes no preparo de suas aulas, ao mesmo tempo que desperte a curiosidade dos estudantes para o oceano, sua importância nas nossas vidas, assim como nossas ações o impactam. Estamos preparando as ações com muito carinho para o público ter um pouquinho do mar lá na exposição do espaço da SBPC Jovem, que ficará próximo às margens da Baía do Guajará, em frente à Ilha do Combu", informou a coordenadora das ações e professora da UFPA, Jussara Lemos.

Os visitantes poderão também participar das demais programações, como mesas-redondas, painéis, conferências, sessão de pôsteres, SBPC Cultural e Dia da Família na Ciência. A inscrição é gratuita e a programação completa do evento pode ser acessada em - https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

Oceano e vida - Outra forma de incentivar a interação dos estudantes com a ciência é por meio da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2), um projeto educacional que fomenta a compreensão sobre a importância do oceano na vida das pessoas, além de alertar sobre a influência da ação humana nas águas, por meio de conceitos científicos, atividades pedagógicas e abordagem sobre realidades locais de forma interdisciplinar e transdisciplinar.

Qualquer pessoa pode participar da competição, sem a obrigatoriedade de vínculo com instituições de ensino. São oferecidas três modalidades - Prova de Conhecimentos; Projetos Socioambientais e Produções artísticas, culturais e/ou tecnológicas - e quatro temas transversais, que serão abordados na prova de conhecimentos, sendo opcional a menção de um ou mais deles nas outras modalidades. Os temas transversais são: Mulheres na Ciência; Mudança Climática; Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais, em especial a Amazônia, e Esportes, oceano e bem-estar humano.

O prazo de inscrição para a prova e envio de projetos e produções encerra no dia 27 de agosto. A aplicação da prova nacional de conhecimento será nos dias 12, 13 e 14 de setembro. O período para avaliação se estenderá até outubro. A expectativa para a divulgação dos vencedores é a partir de 10 de novembro. A inscrição pode ser feita em https://olimpiada.maredeciencia.eco.br/

Incentivo ao ensino ambiental - A Seduc vem implementando políticas públicas para proporcionar aos estudantes estaduais mais oportunidades de rendimento escolar. Entre elas está a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, que garante o componente de Educação Ambiental em todas as etapas do ensino, de forma obrigatória nas escolas estaduais, e por adesão na rede municipal, para proporcionar aprendizado sobre a agenda ambiental e promover discussões sobre a temática.

Outra implementação da Seduc deste ano é a ampliação da carga horária de ensino da rede estadual, de 1.800 horas para 2.400 horas. Um aumento de 100% no tempo de aulas em diversos componentes, como História, Biologia, Química, Física e Geografia, além de garantir a oferta de Língua Inglesa, Educação Física, Filosofia e Sociologia.