Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Creche Municipal Dom José Luis Azcona, em Soure, vai beneficiar 200 famílias

04/02/2026 13h26 - Autor: Lilian Guedes (Ncom Seduc) 16 visualizações
Foto: Creche Municipal Dom José Luis Azcona, em Soure, vai beneficiar 200 famílias
  Em Soure, Layane Pacheco e o filho, Miguel, visitaram a nova creche: ''É a primeira creche que vai ter no município'', disse ela. - Foto: Divulgação

Crianças de 0 a 5 anos terão acesso a um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, e segurança seguro no município marajoara

Nesta quinta-feira (5), a população do município de Soure, no arquipélago do Marajó, vai receber do Governo do Estado uma unidade de educação infantil totalmente equipada e moderna para a ampliar da educação infantil na região. 

A Creche Municipal Dom José Luis Azcona Hermoso faz parte do programa inédito do Estado, cujo objetivo é assegurar o acesso à educação desde os primeiros anos de vida. 

Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o programa “Creches Por Todo o Pará” representa o compromisso concreto com a primeira infância e o futuro das crianças paraenses, bem como garantir que os pais possam ter um espaço seguro, saudável e confortável para deixar seus filhos. 

Foto: Divulgação

“Investir em creches é garantir cuidado, educação de qualidade desde os primeiros anos de vida e apoiar as famílias paraenses, especialmente aquelas que mais precisam. Com esse programa, ampliamos o acesso à educação infantil, fortalecemos os municípios e asseguramos mais oportunidades de desenvolvimento, inclusão e igualdade social em todas as regiões do Pará”, ressalta o secretário de Educação, Ricardo Sefer 

Com um investimento de R$ 6 milhões de reais, a nova unidade foi planejada para atender até 200 crianças, de 0 a 5 anos, em um espaço colorido, moderno e amplo, com nove salas de aula, sala multiuso, cozinha, despensa, lactário, berçário, sala de amamentação, trocadores, quadra, parquinho de areia e demais áreas de convivência. 

Layane Pacheco, mãe do pequeno Miguel, de 1 ano, comenta que a unidade vai ser um apoio para que possa conciliar trabalho e cuido com o filho. "É a primeira creche que vai ter no município, o primeiro berçário, e não vamos precisar nos deslocar para outros bairros para que nossos filhos tenham acesso à educação".

"A creche vai ajudar na questão das mães que precisam trabalhar ou estudar e não têm rede de apoio. E, como eu quero começar a trabalhar esse ano, vai me auxiliar muito. E a gente saber que nossos filhos estarão sendo bem cuidados, estarão em seguranças, isso nos tranquiliza".

Com mais esta entrega, o arquipélago do Marajó passará a contar com três creches do programa, somando-se às dos municípios de Melgaço e Cachoeira do Arari, que beneficiam diretamente 400 famílias.