Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

DRE Xinguara realiza jornada de formação por meio do programa Alfabetiza Pará

23/04/2026 16h17 - Autor: Ícaro Zacarias, sob supervisão de Lilian Guedes (Ncom Seduc) 30 visualizações
Foto: DRE Xinguara realiza jornada de formação por meio do programa Alfabetiza Pará
  Foto: Divulgação

Iniciativa reuniu servidores da rede estadual de oito diferentes municípios para discutir estratégias de alfabetização de alunos desde o início do Ensino Fundamental

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Xinguara, realizou uma jornada de formação de profissionais da educação pelo Programa Alfabetiza Pará. A atividade foi dividida entre dois dias, 16 e 17 de abril, e reuniu servidores da rede estadual de ensino comprometidos com a alfabetização no estado.

A iniciativa contou com a participação de representantes de 8 diferentes municípios da DRE, sendo Água Azul do Norte, Bannach, Ourilândia do Norte, Rio Maria, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara, que receberam conteúdos e estratégias com o intuito de serem compartilhados com os demais educadores dentro de seus respectivos municípios.

Foto: Divulgação

Alfabetiza Pará - É um programa em regime de colaboração entre o Governo do Pará e a Secretaria de Estado de Educação que auxilia municípios no desenvolvimento de alunos da rede pública estadual e municipal desde os primeiros anos (1º ao 5º ano), com o objetivo de garantir que estes alunos estejam alfabetizados na idade certa, ou seja, até o 2º ano do ensino fundamental.

As formações foram divididas em três eixos principais, cada um voltado para etapas específicas da educação básica, sendo eles: 1º e 2º ano - Organização do trabalho pedagógico, focado em planejamento e gestão da sala de aula na alfabetização inicial; 3º ao 5º ano - recomposição das aprendizagens, com foco nas áreas da matemática e língua portuguesa; Gestão escolar - Gestão democrática e organização do trabalho escolar, com foco em planejamento, currículo e avaliação.

Foto: Divulgação

A articuladora de gestão da DRE Xinguara, Deuzeny de Sousa, compartilhou a importância desse tipo de atividade para a formação das crianças no estado. “Cada município da nossa DRE enviou seus formadores municipais que agora levarão esse conhecimento para professores, coordenadores e diretores, multiplicando o aprendizado e fortalecendo o compromisso de alfabetizar nossas crianças na idade certa. Foi uma experiência muito rica que reforça a importância da formação continuada e da união entre o município e o estado para transformar a educação e garantir mais oportunidades de aprendizagem para as nossas crianças.”, relatou.

A jornada de formação promovida pela DRE de Xinguara marca mais um passo na consolidação do compromisso do governo do estado em garantir o acesso à educação de qualidade para as crianças desde os primeiros anos da educação básica, com educadores capacitados e gestores engajados.


MAIS FOTOS