10ª URE Recebe Orientações Pedagógicas do NOVO ENSINO MÉDIO

06/12/2022 15h29 - Autor: Higor Okada 2070 visualizações
Foto: 10ª URE Recebe Orientações Pedagógicas do NOVO ENSINO MÉDIO
10ª URE Recebe Orientações Pedagógicas do NOVO ENSINO MÉDIO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Ensino Médio (Coem) promoveu, nos últimos dias 06 e 07 de dezembro, em Altamira, município da região sudoeste paraense, uma formação com diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores jurisdicionados à 10ª Unidade Regional de Educação (URE), sobre a implementação do Novo Ensino Médio.

O encontro teve como objetivo fortalecer e esclarecer questões relacionadas ao Documento Curricular do Estado do Pará (DCE-PA), seu processo de construção, áreas de conhecimento e nucleação. Na ocasião, estiveram presentes cerca de 100 profissionais da educação dos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Durante o evento, os servidores Higor Okada, Paola Dias e Gesson Lima abordaram as principais mudanças para alcançar os objetivos propostos pela nova metodologia de ensino, dentre elas, as novas estruturas curriculares e aumento progressivo da carga horária com base em dois critérios principais obrigatórios, os quais juntos somam 3 mil horas.

Competências - A formação geral básica propõe um conjunto de competências e habilidades essenciais para a aprendizagem dos alunos durante o ensino médio, que devem ser desenvolvidas a partir das seguintes áreas do conhecimento: Linguagem e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Elas podem ser organizadas de diversas maneiras, desde que incluam Matemática e Língua Portuguesa em todos os anos do ensino médio e que somem até 1.800 horas. Neste sentido, a parceria com a 10ª URE possibilitou, às escolas e municípios, a troca de conhecimentos e o importante debate em torno das temáticas relativas ao novo currículo do ensino médio.

Segundo a titular da Coem, Mari Elisa Almeida, o trabalho de construção dessa nova metodologia é uma chance de ressignificar os conhecimentos e o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Ela agradeceu o Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) e ao gestor interino da 10ª URE, Lourival Ferreira, por todo o apoio na realização do evento.

“É a oportunidade que nós temos de colocar em prática um currículo mais adequado, a partir de um processo de escuta dos jovens, da comunidade, e da Região Amazônica. Portanto, é um ganho significativo ouvir professores, conhecer as 12 Regiões de Integração do Pará, as quais possuem diferentes potencialidades. A partir dessa iniciativa vamos ter a chance de regionalizar nosso currículo, levar conhecimento para fora do estado e para outras localidades, porque aquilo que a Amazônia e o nosso Pará têm de tão rico, merece destaque”, enfatizou a dirigente.

ARQUIVOS PARA DOWNLOADS: