Gestor do MEC acompanha processo de implantação do Novo Ensino Médio no Pará

24/10/2022 16h06 - Autor: 451 visualizações
Foto: Gestor do MEC acompanha processo de implantação do Novo Ensino Médio no Pará
Gestor do MEC acompanha processo de implantação do Novo Ensino Médio no Pará

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recebeu a visita técnica do coordenador-geral do Ensino Médio do Brasil, Fernando Wirthmann, na última quinta-feira (31). O representante do Ministério da Educação (MEC) acompanhou o andamento da implementação do Novo Ensino Médio no Pará.

Fernando Wirthmann esteve na sede da Seduc verificando de perto a efetivação de novas práticas metodológicas educacionais, juntamente com as equipes técnicas, responsáveis pela implementação das novas metodologias. “Nosso intuito é fornecer apoio especializado aos membros das equipes estaduais que estão engajadas nesse processo de mudanças, para ressignificar o Novo Ensino Médio, que vai tornar o estudante cada vez mais protagonista do seu futuro, alinhando parte do currículo pedagógico conforme a necessidade identificada, e de acordo com o interesse dos jovens, sempre muito linkado e direcionado ao contexto.

Parceria - Segundo a responsável pela Coordenação de Ensino Médio, Mari Elisa Almeida, a rede colaborativa entre o MEC e a Seduc é fundamental ao processo de implementação das novas metodologias. “A visita ocorreu de forma muito proveitosa e trouxe diversos feedbacks das ações que já desenvolvemos até o momento. Nossa relação com a equipe técnica do MEC sempre foi constante, apesar das limitações impostas pela pandemia e, especificamente a Coordenação-Geral do Ensino Médio, nunca deixou de fornecer todo o apoio às secretarias, incluindo o trabalho técnico de execução e construção do Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA), entre outras ações tão importantes para o Estado”, frisou.

Mari Elisa Almeida destacou a importância desse acompanhamento. “Nossos documentos foram aprovados. Estamos recebendo oficialmente o retorno do MEC, e vê que o nosso trabalho deu resultado positivo, já que o DCEPA é um dos que possuem grande referência nacional, que tem a cara da Amazônia, do Pará, e contempla as nossas diferenças regionais, as nossas peculiaridades. O currículo foi todo pensado para atender aos estudantes e à diversidade que é o Estado do Pará”, complementou.

A coordenadora disse, ainda, que a visita do representante do MEC também visou agradecer ao empenho do governo do Estado no processo de implementação do Novo Ensino Médio. "É muito gratificante ver que aquilo que a gente construiu está sendo reconhecido pelo Ministério, pela equipe técnica que sempre esteve ao nosso lado, acompanhando e orientando”, concluiu a coordenadora da Coem.

Também acompanharam a visita a secretária adjunta de Ensino (em exercício), Regina Celli Alves; a coordenadora estadual do Pró-Base Nacional Comum-Curricular (Pró-BNCC), Madalena Pantoja; a coordenadora de Matrícula Escolar, Suely Domont, e o assessor técnico do Gabinete da Seduc.