Seduc debate planejamento estratégico com gestores das unidades de educação

27/10/2021 10h08 - Autor: Evaldo Júnior (Ascom/Seduc) 593 visualizações
Foto: Seduc debate planejamento estratégico com gestores das unidades de educação
Seduc debate planejamento estratégico com gestores das unidades de educação

O encontro reuniu 37 coordenadores de USEs e UREs, secretários adjuntos e a secretária de Educação, Elieth Braga

A fim de proporcionar a integração entre os gestores, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou nesta terça-feira (26) uma reunião de planejamento estratégico. Com o tema “Nós acreditamos no poder transformador da educação”, o encontro reuniu 37 coordenadores de USEs (Unidades Seduc na Escola) e UREs (Unidades Regionais de Educação), secretários adjuntos e a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

O consultor de Aprimoramento de Performance, Marcelo de Elias, abriu a reunião com o workshop “07 hábitos para aumentar a eficiência do trabalho”. O palestrante orientou os gestores sobre a conquista de resultados importantes, que exigem mudanças no comportamento humano. “A educação tem um papel de formar as pessoas, de desenvolver valores pessoais. Formar pessoas melhores, pessoas mais capazes, protagonistas. Isso que todos esperam dos jovens, das crianças, das pessoas que passam pela nossa educação”, ressaltou.

“Hoje, nós estamos reunidos com as USEs e UREs, que coordenam toda a parte educacional deste grande Estado que é o Pará. Vamos discutir a parte estratégica, principalmente no âmbito pedagógico. Esse que tem sido um grande desafio: fazer o projeto pedagógico inovador, para que nós possamos avançar, tendo um processo pandêmico de quase dois anos. Nós estamos trabalhando, discutindo; trabalhando também no aspecto motivacional, para que nós possamos enfrentar as nossas dificuldades. Eu aproveito para agradecer cada gestor de USE e URE, agradecer aos nossos diretores de escolas, por todo esse empenho no período. Educação que continua avançando pelas mãos de tantos trabalhadores e trabalhadoras que têm esse compromisso com a educação”, enfatizou a secretária.

Agradecimento - O governador Helder Barbalho participou do evento de modo virtual. “A minha gratidão pelo trabalho de todos. Pelo envolvimento, pela missão de transformar a educação do nosso Estado, e agora na retomada das atividades presenciais. Quero agradecer e reafirmar o nosso compromisso com a comunidade escolar”, disse o governador.

Alexandre Buchacra, secretário-adjunto de Logística; Cleide Maria Amorim, secretária adjunta de Gestão de Pessoas; Delciene Loureiro Corrêa, secretária adjunta de Planejamento e Gestão, e Regina Lúcia Pantoja, secretária adjunta de Ensino também participaram da reunião, que discutiu estratégias para melhorar a eficiência no âmbito escolar.

Para a responsável pela gestão da USE 18, professora Maria Matheus, o evento foi uma oportunidade única para a integração da equipe. “É um momento de alinhamento de ações, para que todos tenham ciência do avanço incorporado por esta gestão. É um momento de socializar e aproveitar as coisas exitosas promovidas pelos colegas de cada município, assim como as dificuldades. Estamos em um período estratégico, já que estamos em retomada de aulas presenciais e precisamos, sim, deste tipo de encontro”, reforçou.

A reunião atendeu a todas as normais de prevenção à Covid-19. Além do distanciamento social, máscaras e álcool em gel foram distribuídos. Todos os presentes realizaram teste rápido, com uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Nenhum participante teve resultado positivo para o novo coronavírus.