Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

No aniversário de Belém, Estado entrega novas instalações da Escola Prof. José Valente Ribeiro

13/01/2022 09h41 - Autor: Vinícius Leal - Ascom/Seduc 2398 visualizações
Foto: No aniversário de Belém, Estado entrega novas instalações da Escola Prof. José Valente Ribeiro
No aniversário de Belém, Estado entrega novas instalações da Escola Prof. José Valente Ribeiro | Fotógrafo: Eliseu Dias

As obras, há muito tempo esperadas pela comunidade escolar, oferecem mais comodidade, conforto e qualidade de ensino para mais de 600 alunos

Na vasta programação comemorativa do governo do Estado pelos 406 anos de fundação de Belém, um dos presentes oferecidos à cidade foi a entrega, pelo governador Helder Barbalho, das novas instalações da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. José Valente Ribeiro. Há 29 anos, a unidade escolar, que foi totalmente reconstruída, é um dos principais espaços de aprendizagem no bairro da Cabanagem.

Desde 1992, quando a escola começou a funcionar, alunos, professores e equipe técnico-pedagógica desejavam uma completa revitalização do espaço, que proporcionasse comodidade, conforto e qualidade de ensino para todos.

Para o aluno Adryon Souza, “ter uma sala de aula climatizada, sem goteiras, com quadro e carteiras novas, era o que eu mais queria aqui na escola. Hoje, graças ao governo do Estado, meu sonho se tornou realidade”.

Direito assegurado - Sobre a entrega de mais uma escola da rede pública estadual de ensino revitalizada, o governador enfatizou que o “Estado marca presença, oferece educação de qualidade e todos os serviços, que é um direito de todos que aqui residem”. Com essa presença efetiva do Estado, frisou Helder Barbalho, a população retoma sua autonomia no bairro.

A Escola Prof. José Valente Ribeiro agora está preparada para atender os mais de 630 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série), que já estavam matriculados. Para a diretora da instituição, Suzane Almeida, é um sentimento ímpar, de missão cumprida e sonho realizado. “Toda a comunidade escolar residente no bairro da Cabanagem aguardava por esse dia. Quando a gente abre os portões para um novo ciclo de aprendizado, de educação que há de começar, é muita emoção. É um sentimento que as palavras não conseguem comportar, mas que a gente vislumbra no olhar dos alunos, que este é um espaço de qualidade que eles esperavam, e onde o futuro deles começa a ser escrito”, ressaltou.

Avanços - A titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Elieth de Fátima Braga, disse que este é mais um passo na reestruturação da rede física de ensino público estadual. “Esta é a escola de número 86 entregue pelo governo do Estado, e que vai ofertar todas as condições para o atendimento dos nossos alunos. A unidade está dotada dos principais equipamentos para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira eficaz e precisa. Portanto, vamos seguir avançando para garantir uma educação de qualidade em todo o Pará”, garantiu a secretária.

Emocionada com a transformação da escola, a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Rhuany Claudete, que estuda no local há seis anos, disse ter ficado “muito emocionada com tudo o que vi, porque essa revitalização era muito necessária, devido às salas estarem extremamente deterioradas, o que prejudicava muito o nosso ensino”. Aos demais estudantes, ela pediu que “aproveitem muito a nova escola, porque além dela estar perfeita, vocês terão à disposição ótimos professores. Com certeza, com foco e dedicação, vocês só têm a ganhar”.

Investimentos - Em julho de 2021, o governador Helder Barbalho e a secretária Elieth de Fátima Braga assinaram a Ordem de Serviço (OS) para a imediata revitalização da Escola Prof. José Valente Ribeiro. Foi a primeira vez que essa unidade da Seduc passou por completa revitalização. Foram investidos mais de R$ 1,9 milhão, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os recursos possibilitaram a melhoria de sete salas de aulas, nos laboratórios de informática e multifuncional, biblioteca, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, arquivo, banheiros masculino e feminino, cozinha, recreio coberto e quadra poliesportiva coberta, além da aquisição de equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).

O secretário adjunto de Logística Escolar, Alexandre Buchacra, disse que a Escola Estadual José Valente Ribeiro estava sendo aguardada há bastante tempo pela comunidade, que foi contemplada com tudo o que há de mais moderno em infraestrutura escolar.

O dirigente destacou ainda que a entrega do espaço de aprendizagem é um presente do governo do Estado para Belém. “A educação é transformadora, modifica, alavanca e qualifica pessoas, de forma a contribuir para a sociedade em que vivem. Hoje, o município de Belém tem essa possibilidade de receber das mãos do governador Helder Barbalho essa unidade educacional que, certamente, contribuirá para transformar a condição de vida de todos os moradores deste bairro”, enfatizou.



MAIS FOTOS