16/09/2021 16h55 - Autor: Leonardo Nunes (Secom) 1148 visualizações
Foto: Governo do Estado entrega 74ª escola reconstruída no bairro da Cremação, em Belém
Foto: Eliseu Dias - Ascom/Seduc | Fotógrafo: Eliseu Dias

"A Escola Amilcar Alves Tupiassu atende 730 alunos e agora dispõe de salas de aula climatizadas, quadra de esportes coberta, entre outros equipamentos pedagógicos"

O governador, Helder Barbalho, entregou, nesta quinta-feira (16), as obras de modernização da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Amilcar Alves Tupiassu, no bairro da Cremação, em Belém. A unidade escolar atende 730 estudantes. A nova estrutura conta com climatização das salas de aula, cobertura da quadra de esportes, biblioteca, área de informática e novos equipamentos pedagógicos.

“Feliz de poder cumprir mais uma etapa do planejamento de melhoramento da estrutura educacional do Estado. Isso representa mais investimentos, mais escola qualificada com as características necessárias para aqui ser, certamente, um ambiente de transformação na vida destes alunos a partir da educação”, ponderou o governador Helder Barbalho.

“É uma valorização da rede de ensino público com melhoramento da infraestrutura, com valorização de nossos servidores e, acima de tudo, um chamamento para nossas unidades e comunidade escolar para juntos fazermos a transformação do nosso Estado”, completou o chefe do Poder Executivo estadual.

O espaço de aprendizagem atende mais de 730 alunos, em 2021, nas modalidades Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Médio, que compreendem a 1ª e 2ª etapa.

“O Governo do Pará segue reconstruindo nossas escolas para ofertar ensino de qualidade integrando com a nossa rede municipal, buscando ofertar aos nossos alunos as melhores condições possíveis. Ainda temos um caminho longo para seguir, mas sem dúvida nenhuma, nestes quase três anos, o Governo percorreu um caminho muito satisfatório de entregar até o momento 74 escolas completamente reconstruídas”, disse a secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga.

A modernização da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Amilcar Alves Tupiassu, agradou aos alunos, aos responsáveis dos estudantes e ao corpo técnico escolar que estavam presentes na solenidade de inauguração. “É uma oportunidade para gente que não tem oportunidade de ter uma escola particular de qualidade. Agora temos uma igual”, avalia o aluno do 8º ano, Kawi Ribeiro Lobo.

“A escola está ótima. Melhorou muito, principalmente, na quadra que antes ficávamos expostos ao sol. O ar condicionado na sala também está muito bom”, disse a aluna do 9º ano, Ramâmela Sofia. “Sou Avó, mãe e pai. Fico muito orgulhosa em poder colocar meu neto em uma escola assim. É muito bonita essa escola. Muito linda”, emociona-se, Sônia Maria dos Santos.

As obras na Amilcar Alves Tupiassu foram financiadas com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e possibilitaram a melhoria das salas de aula, sala dos professores, laboratório de informática, quadra poliesportiva coberta, sala de educação física, além da climatização dos ambientes escolares, entre outros espaços de convivência.

A diretora da escola, Rosália Porfirio Dias, ressaltou a satisfação em entregar um equipamento público estruturado para os alunos poderem estudar. “Vamos proporcionar um conhecimento e melhor com melhor qualidade de aprendizagem. Os alunos terão mais experiências no campo do conhecimento e da vida cidadã para poderem construir junto com a gente o caminho que irão percorrer para o resto da vida deles”, analisou.