Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc cria material pedagógico inédito e regionalizado para fortalecer ensino nas escolas estaduais

17/03/2025 16h05 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 6521 visualizações
Foto: Seduc cria material pedagógico inédito e regionalizado para fortalecer ensino nas escolas estaduais
Foto: Maycon Nunes / Arquivo Agência Pará

Os Cadernos de Recomposição das Aprendizagens vão potencializar o trabalho docente e planejamento de ações didático-pedagógicas com as turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio

Para fortalecer o ensino e desenvolvimento de estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio das escolas da rede pública estadual, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), disponibilizou os Cadernos de Recomposição das Aprendizagens. Inédito, o material foi elaborado por professores e equipe técnica da rede estadual de ensino paraense e possui linguagem regionalizada.

“Os cadernos de atividades complementares têm como finalidade ir ao encontro dos desafios que a rede estadual tem apresentado. Então, a partir das avaliações em larga escala, a partir das habilidades em que os nossos alunos apresentam maiores dificuldades, houve uma a produção dos materiais para os componentes de Língua Portuguesa e Matemática com a nossa equipe técnica. Nesse primeiro momento a gente está fazendo isso para o 5º ano, o 9º ano e 3ª série do Ensino Médio, que faz parte de um pacote de ações, onde a Seduc está trabalhando o nivelamento desses alunos que estão hoje nas séries que farão as avaliações em larga escala, como por exemplo, o Enem e o Saeb em 2025”, explicou o secretário adjunto de Educação Básica (Saeb), Júlio Meireles.

O material foi produzido pela rede com intuito de auxiliar o trabalho dos educadores com planejamento de ações didático-pedagógicas. A coletânea servirá como um norte para a Recomposição das Aprendizagens e o conteúdo está alinhado aos descritores/habilidades avaliados no Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), como destaca o secretário.

“O material foi escrito em formato de sequência didática, onde cada sequência agrupa alguns descritores e algumas habilidades consideradas mais desafiadoras ou habilidades críticas para que o professor, seja ele de reforços escolar ou da turma, possa trabalhar de uma forma cuja intencionalidade é fazer a recomposição da aprendizagem naquele grupo de habilidades em que o aluno tem maior dificuldade”, disse Júlio Meireles.

A partir da análise dos resultados dos estudantes no SisPAE, a Saeb selecionou habilidades prioritárias a serem desenvolvidas nas aulas de Reforço Escolar e Estudo Orientado, ou ainda, nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Ademais, o material está em consonância com Documento Curricular do Estado do Pará (DCE-PA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os materiais referentes à 1ª quinzena já estão disponíveis no site e devem ser utilizados pelos professores de Língua Portuguesa e de Matemática. Os cadernos têm duração de duas semanas e serão dispolllbilizados periodicamente por meio do link.

A Diretoria Regional de Ensino (DRE) deve orientar todos os diretores escolares sobre a utilização dos cadernos e divulgar os materiais, conforme cronograma:

Ferramentas pedagógicas na rede estadualA Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) celebra as ferramentas de aprendizado entregues, retomadas desde 2023, aos estudantes nos 144 municípios do Pará, após 34 anos sem distribuição.

O primeiro material didático produzido e entregue pela Seduc foi o ‘Prepara Pará', composto por conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa para viabilizar a recomposição de aprendizagens de anos anteriores, priorizando habilidades essenciais e preparando os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Cada disciplina contou com dois volumes.