Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escolas estaduais recebem Medalha Paulo Frota pela defesa dos direitos humanos

18/12/2023 12h51 - Autor: Nádia Brasil 196 visualizações
Foto: Escolas estaduais recebem Medalha Paulo Frota pela defesa dos direitos humanos
Escolas estaduais recebem Medalha Paulo Frota pela defesa dos direitos humanos

Onze escolas da rede estadual receberam no último dia 15.12 a Medalha Paulo Frota de Direitos Humanos, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Pará – ALEPA, concedida a personalidades e instituições com atuação significativa no campo da promoção e defesa da garantia dos Direitos Humanos no Pará.
As escolas homenageadas fazem parte do Projeto “Educação de Gênero e Diversidade: Formando para o Empoderamento Feminino” e são elas: Escola Estadual de Ensino Médio Manoel Leite, Escola Estadual de Ensino Médio Temístocles de Araújo, Escola Estadual de Ensino Médio Dilma Cattete, Escola Estadual de Ensino Médio Escola Padre Eduardo, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Teixeira Gueiros, Escola Estadual de Ensino Médio Escola Sousa Franco, Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Meira, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Placídia Cardoso, Escola Estadual de Ensino Médio Avertano Rocha, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Constant, Escola Estadual de Ensino Médio Mário Chermont. Além das escolas, os professores do CEFOR: Salier Castro e Marcello Casanova, que coordenam o projeto, também serão homenageados com a condecoração.
O projeto é resultado do compromisso assumido pela Secretaria de Educação do Pará, através do CEFOR, com a ALEPA, visando a implementação da Lei Estadual nº 8.775/2018, que cria a Semana do Empoderamento Feminino nas escolas de Educação Básica do estado.
Entre os objetivos do projeto executado pelo CEFOR, estão: formar professores sobre o tema, promover ações nas escolas que discutam e combatam as violências contra as mulheres e criar rede de multiplicadores que fomentem o debate sobre igualdade de gênero nas escolas.
A medalha Paulo Frota, concedida pelo Poder Legislativo do Estado do Pará, é um reconhecimento ao juiz da Infância e da Juventude em Belém, que implantou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e faleceu em 2001.