Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Governo valoriza educação especial e entrega UEES Yolanda Martins e Silva reconstruída, na capital

21/06/2022 12h02 - Autor: Evaldo Júnior (Ascom/Seduc) 970 visualizações
Foto: Governo valoriza educação especial e entrega UEES Yolanda Martins e Silva reconstruída, na capital
Governo valoriza educação especial e entrega UEES Yolanda Martins e Silva reconstruída, na capital

Valorizar a educação em todos os sentidos é um dos pilares do Governo do Estado. E é isso que a atual gestão tem mostrado ao longo dos últimos três anos e meio, período em que já foram construídas e reconstruídas 102 novas unidades escolares. Nesta segunda-feira (20), o governador Helder Barbalho entregou a UEES Yolanda Martins e Silva, beneficiando 352 alunos. A unidade é pioneira na educação especial para adultos. A Escola especializada é voltada ao atendimento de aluno com deficiência intelectual, associado a outras comorbidades.

“Temos um olhar atencioso aqueles que precisam ser vistos. Nós, ao fazermos da escola Yolanda uma referência para o ensino especial, somando aos investimentos de transformar parte da escola Visconde de Souza Franco em uma articulação de toda a educação especial para os 8 mil alunos que compõem a nossa rede estadual de ensino a especialidade necessária, demonstra o quão inclusivo nós visualizamos a estratégia educacional no Estado”, disse o chefe do executivo estadual, o governador Helder Barbalho. 

Foto: Pedro Guerreiro / Ag. ParáEntre os atendimentos prestados no local estão: estimulação infanto juvenil e adulto, psicomotricidade, fonoaudiologia, educação física adaptada, artes, música, laboratório de inteligência múltiplas (LIM), iniciação à informática, iniciação à leitura, orientação profissional e inserção no mercado de trabalho com assessoramento ao aluno trabalhador, atendimento de inclusão na escola regular, entre outros. 

“Esta é uma escola que só atende alunos especiais, ela tem uma condição diferenciada. Temos profissionais da mais alta capacidade para fazer a inclusão de verdade, para promover educação diferenciada e sobretudo para acolher, então é uma equipe que está de parabéns por todo o trabalho que eles já realizavam antes e agora nesta escola totalmente recuperada e dotada das melhores condições vamos melhorar esse atendimento”, enfatizou a titular da Secretaria de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga. 

A unidade foi criada em 1979 e a última obra de grande complexidade realizada no local foi há 12 anos. Mais de R$ 930 mil foram investidos nesta unidade, o que contemplou 05 salas de educação especial, 02 salas de orientação profissional, 01 sala de artes, 01 sala de papelaria, 01 sala de arquivo, 05 salas do EJA, 01 sala de leitura, 04 salas de educação infantil, 01 sala de educação física, 01 sala de informática, 02 Depósitos (jardinagem), 02 Depósitoa (materiais), depósito, almoxarifado, sala professor, sala técnico pedagógico, sala vice-diretora, sala diretora, secretaria, sala de arquivo, auditório, camarim, sala de educação física, área de alimentação, cozinha, depósito, sala de música, quadra coberta com arquibancada e mais de 10 banheiros. 

Dona Alzira Ribeiro Rocha é mãe do Matheus, de 33 anos. O aluno foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda criança. Os serviços ofertados de graça na escola estadual proporcionam melhor qualidade de vida a toda família, como conta a mãe. “Eu me sinto muito honrada e agradecida a Deus por meu filho estudar aqui. Ele estudou em várias escolas, mas foi na Yolanda Martins que ele aprendeu e continua a aprender muito. Agora eu vejo aqui que ela está muito bonita, ela precisava mesmo dessa reforma para os alunos terem um conforto melhor. Então é muito bom, eu agradeço muito a diretora da escola, os professores e também ao nosso governador. A gente esperava a muitos anos essa reforma, e finalmente ela foi atendida”, disse emocionada. 

Educação Especial – Em janeiro deste ano, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou à comunidade escolar dois ônibus novos e um e novo centro especializado, ampliando a oferta de ensino para alunos com deficiência no Estado. O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) funciona nas instalações da nova Escola Estadual Visconde de Souza Franco, que também foi entregue totalmente reconstruída. 

A unidade possui salas para o Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista, Núcleo Psicomotricidade, Núcleo de Avaliação (NAEE), Classe Hospitalar e Atendimento Hospitalar, biblioteca inclusiva, direção, secretaria, arquivo, espaços de convivência, salas de acolhimento familiar e repouso, intersetorialidade Seaster e Sespa.

Uma equipe multidisciplinar composta por professores especializados, pedagogos, psicopedagogos, arte-educadores, educadores físicos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros, vai atuar de maneira permanente no CAEE - Visconde de Souza Franco. Público A unidade terá serviço especializado ao público-alvo da Educação Especial, na perspectiva inclusiva.