Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Governo autoriza a construção de creche em Tailândia e em outros três municípios da região nordeste paraense

11/05/2022 10h25 - Autor: Evaldo Júnior (Ascom/Seduc) 409 visualizações
Foto: Governo autoriza a construção de creche em Tailândia e em outros três municípios da região nordeste paraense
Governo autoriza a construção de creche em Tailândia e em outros três municípios da região nordeste paraense

Reafirmando o compromisso com a educação, o governador Helder Barbalho  autorizou, na manhã de hoje, a imediata construção de mais quatro unidades do Programa “Creches Por Todo o Pará”. Desta vez, os espaços de aprendizagem foram destinados aos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Moju e Tailândia, no nordeste do Estado. No total, mais de R$ 11 milhões serão investido nas construções dos espaços. A cidade de Tailândia recebe o ponta pé para o início das obras juntamente no dia em que o município comemora 34 anos de emancipação política. 

“Tive hoje o privilégio de assinar, aqui em Tailândia, a ordem de serviço para iniciar a construção de uma creche para crianças de 0 a 5 anos para os filhos de Tailândia. A prefeitura deu um terreno e nós vamos construir, mobilizar e entregar pronta para vocês colocarem as crianças que precisam de uma oportunidade no ensino infantil. Esse é o programa “Creches por todo o Pará”. Nós estamos fazendo creches em todos os 144 municípios. São 150 unidades no total. Ao término da obra, significam mais 30 mil novas em todo o Estado, garantindo oportunidade no ensino infantil”, disse o chefe do executivo estadual, governador Helder Barbalho. 

O programa de creche-escola funcionará em regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras. Cada uma das quatro unidades terá capacidade para atender 200 crianças, de zero a 5 anos, com 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A iniciativa foi criada pela Lei nº 9.256, de 13 de abril de 2021, o Programa “Creches Por Todo o Pará”, por meio da Seduc, trata-se de uma ação governamental pioneira com o objetivo de reduzir o déficit de vagas na educação infantil, além de fortalecer a educação básica. As prefeituras municipais serão responsáveis pela cessão do imóvel (terreno), administração do espaço e prestação dos serviços nas creches, cabendo ao Executivo Estadual a responsabilidade pela execução e entrega das obras e, ainda, pelos equipamentos didático-pedagógicos.

“É uma conquista do povo paraense. Assim que as unidades de ensino forem entregues pelo Estado, os gestores municipais vão assumir a manutenção das creches, desde a manutenção da estrutura física à lotação de servidores. Os espaços de aprendizagem serão construídos obedecendo a um modelo padronizado, previamente estabelecido pela equipe técnica da Seduc”, enfatizou a titular da Secretaria de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.