Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc promove o 1º Encontro de Assessoramento Técnico da Educação Especial

29/06/2022 11h17 - Autor: Vinícius Leal em colaboração com Wavá Bandeira (Ascom/Seduc) 392 visualizações
Foto: Seduc promove o 1º Encontro de Assessoramento Técnico da Educação Especial
Seduc promove o 1º Encontro de Assessoramento Técnico da Educação Especial

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta segunda-feira (27), o 1º Encontro de Assessoramento Técnico da Coordenação de Educação Especial (Coees). O evento possibilitou o debate sobre a organização do trabalho pedagógico da modalidade Educação Especial, na perspectiva inclusiva, com a participação de mais de 300 gestores, diretores e técnicos das Unidades Seduc na Escola (USEs).

Durante o encontro, foram abordadas temáticas relacionadas à oferta de atendimento; lotação de professores; instrumentos e recursos pedagógicos; infraestrutura escolar; como se dá o serviço no ambiente escolar e composição desse serviço junto aos profissionais que atuam no atendimento. Toda a programação ocorreu no auditório Prof. Dionísio Hage, prédio-sede da Seduc, em Belém.

Segundo o titular da Coees, Felipe Linhares, os participantes foram orientados de forma geral sobre tudo que diz respeito ao atendimento educacional especializado. “Este encontro reflete diretamente na qualidade dos atendimentos prestados nas nossas escolas e o maior beneficiado disso tudo é o nosso aluno. Agradecemos o empenho e engajamento de cada profissional da educação que participou desta formação e a nossa secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, que nos oportunizou este momento para vários servidores”, afirmou. 

Para o psicólogo e técnico da 15ª USE, Rafael Falcão, o encontro foi essencial porque estreitou a relação entre a Seduc, a Coees e as escolas estaduais, por meio das USEs. “Nosso objetivo principal é prestar um serviço de qualidade, uniformizando os procedimentos para alunos especiais, de maneira sistematizada e garantindo um acesso de qualidade à cidadania plena. Nesta ocasião, discutimos as questões normativas, lotação de professores, além da abertura de turma para melhorar todo o serviço, aproximando as escolas e os diretores”, disse o especialista.

Quem também achou o encontro muito proveitoso e fundamental para melhorar o entendimento e a percepção dos direitos assegurados aos alunos, foi o professor Carlos Brandão. “Estamos na ponta, em contato direto com todos os alunos especiais ou não, e precisamos saber onde recorrer, buscar recursos e por isso que ele é esclarecedor para todos nós. Dessa forma, essa formação é de grande importância para nós e as escolas”, ressalta o educador.

SERVIÇO

Nesta quarta-feira (29), o encontro terá como público-alvo gestores das 21 Unidades Regionais de Educação (UREs) e vai ocorrer de maneira não presencial, por meio do Google Meet. A transmissão do evento para todo o Pará será feita diretamente do Centro de Mídias do Sistema Educacional Interativo (SEI), em Belém.