17/01/2023 16h38 - Autor: Brunno Magno (SEDUC) 2352 visualizações
Foto: Pactuação entre Santa Casa e Seduc vai reforçar Projeto para Escolas que inclui noções de primeiros socorros
Pactuação entre Santa Casa e Seduc vai reforçar Projeto para Escolas que inclui noções de primeiro socorros (Foto: Ascom / Santa Casa)

A Fundação Santa Casa e a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) firmaram acordo de cooperação técnica nesta terça-feira (17), em Belém, para ampliar o projeto Santa Casa nas Escolas, que insere o suporte básico de vida como tema transversal no currículo da rede estadual, atendendo a Lei nº 13.722, também conhecida como Lei Lucas. A medida prevê a inserção de conteúdos sobre Suporte Básico de Vida (SBV), que inclui noções de primeiros socorros, como tema transversal no currículo da rede estadual, com treinamentos direcionados a professores, servidores e estudantes.

Foto: Ascom / Santa Casa

Para Rossieli Soares da Silva, secretário de Educação de Estado (Seduc), esse é um passo importante que vai garantir os profissionais que atuam nas escolas, tenham domínio de técnicas básicas que podem salvar a vida de uma criança, dentro da responsabilidade da ‘Lei Lucas’, que foi inspirada no caso de um menino de Campinas (SP), que se engasgou com um pedaço de salsicha e ninguém ao seu redor soube prestar o primeiro socorro a essa criança.

“Queria agradecer muito à Santa Casa, porque acho que é o primeiro lugar do Brasil que vai efetivar de fato a Lei Lucas e que vai se colocar dentro do sistema de ensino no Pará. A gente tem muitos desafios, mas se a gente não cuidar das nossas crianças, não permitir que elas tenham um futuro melhor não poderá haver como transformá-lo. Nós vamos fazer com que todos os profissionais em educação, inclusive as nossas crianças , possam ter acesso a materiais como esse e cumprir a Lei Lucas e garantir a todas elas que possam ter um futuro e transformar nosso Pará e nosso Brasil”, destaca o gestor da Seduc.

Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa ressaltou a importância da manutenção e ampliação das parcerias, como a instituida com a Seduc, entre os órgãos de governo que resultam em melhorias para a população. “A gente consegue atuar dentro da nossa assistência adequadamente e fazendo as coisas para dar apoio a assistência. E quando a gente tem a presença e a participação das secretarias parceiras, dos órgãos parceiros que são fundamentais para que a gente consiga ter essa melhoria dentro da Fundação. Essa melhoria é importante para o governo, para a Instituição, para os servidores e principalmente para a sociedade “, enfatiza Bruno Carmona.

A parceria entre a Santa Casa e a Seduc para a execução do projeto Santa Casa nas Escolas existe desde 2019. Por conta da pandemia de Covid-19, o projeto ficou mais centralizado em escolas da Região Metropolita durante esse período. Com a celebração do novo acordo de cooperação técnica, formalizado na manhã de hoje (17), o Santa Casa nas Escolas ficará responsável pela implantação do Suporte Básico de Vida (SBV) em todas as Escolas da Rede Pública do Estado.

Foto: Ascom / Santa Casa

Para facilitar a compreensão dos diversos públicos que precisam ser atingidos, como crianças, jovens e adultos; professores, servidores, pais de alunos e demais integrantes da comunidade escolar; foi lançado no evento um Gibi sobre SBV, que é um produto idealizado pela diretora de ensino da Santa Casa, Lena Alencar, durante o seu Mestrado cursado na instituição. A revista em quadrinhos usa uma linguagem acessível e direta junto com claras e atrativas ilustrações para ajudar na fixação dos conteúdos ensinados nas oficinas de SBV.

Foto: Ascom / Santa Casa

Professores de pós-graduação do curso de Medicina vão formar os professores da Seduc para desenvolver essa temática de primeiros socorros nas escolas. A formação dos professores será realizada através do Cefor, via plataforma Avacefor.

*Com informações da Ascom Santa Casa