07/12/2022 13h39 - Autor: Governo do Pará (SECOM) 711 visualizações
Foto: Parcerias entre Santa Casa, Hospital Oncológico e Seduc reforçam acordo de cooperação
Parcerias entre Santa Casa, Hospital Oncológico e Seduc reforçam acordo de cooperação (Foto: Divulgação)

Convênio objetiva a interação de ações de ensino, pesquisa e extensão visando o fortalecimento dos programas de pós-graduação e de residência médica

A gestão da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), por intermédio de seu presidente Bruno Carmona e a diretoria do Hospital Oncológico Octávio Lobo, por meio de sua diretora geral Ana Paula de Souza, estabeleceram um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições.

O Acordo está em conformidade com os termos da proposta de cooperação técnica de ensino e tem como objetivo a cooperação entre os partícipes e o intercâmbio entre as entidades visando a realização de atividades técnicas em nível de Pós-Graduação dos Programas de Residências Multiprofissional (COREMU) e Médica (COREME).

Sílvia Ferreira Nunes, diretora em exercício de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe), da Fundação Santa Casa, diz que o convênio busca a cooperação entre a Santa Casa e o Hospital Otávio lobo. “Essa parceria reflete diretamente a expansão de cenário de ensino, dentre outros, para residentes dos programas de Medicina Intensiva Pediátrica, Cirurgia Pediátrica e Pediatria”.

Foto: Divulgação

Parceria com a Seduc - O Projeto Santa Casa nas Escolas, parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), lançado em formato presencial em 2019, foi oficializado para a versão on-line. A Iniciativa propaga conhecimento em Saúde junto a estudantes da rede pública estadual e entra em nova fase com meta de expansão para todas as regiões do Pará. O objetivo é difundir conhecimento em Saúde a alunos da rede pública do Pará.

Foto: Divulgação

As equipes conversam com as comunidades escolares sobre alimentação e atividades físicas e doenças importantes, como hipertensão e diabetes, e, claro, a infecção pelo novo coronavírus, que também é abordada de modo acessível.

A principal ferramenta dessa nova plataforma virtual serão vídeos instrutivos, de curta duração, legendados e com tradução simultânea em libras, para exibição direta nas salas de aula em diversos municípios.

Em consonância com a definição de “Educação em Saúde” da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece “Educação em Saúde” como a combinação coletiva de indivíduo e comunidade, alunos dos programas de Residências Médica e Multiprofissional e do Mestrado em Gestão e Saúde na Amazônia, na Santa Casa, participarão do Projeto no âmbito didático-científico e em sua área de atuação.

“Esse convênio objetiva a interação de ações de ensino pesquisa e extensão visando o fortalecimento dos Programa de Mestrado em Gestão e Saúde na Amazônia, programas de Residência Médica e Multiprofissional, expansão nos projetos de pesquisa e extensão, formação de servidores técnicos e professores em suporte básico de vida possibilitando a inclusão deste tema no Currículo da Rede Estadual de Ensino, abrangendo os 144 municípios a partir dos recursos físicos e tecnológicos da Fundação Santa Casa e Seduc”, destaca Sílvia Nunes.

Foto: Divulgação

A secretária de Educação do Estado do Pará, Elieth da Silva Braga, diz que a Seduc hoje está construindo com a Santa Casa um novo momento.

“Nós estamos trabalhando hoje para a inclusão em nossa matriz curricular, novos projetos com a Santa Casa. Projetos que envolvem saúde, que possam levar para quem está no Marajó, no Oeste do Pará, para quem está lá na região do Baixo Tocantins, projetos que possamos levar primeiros socorros, noções de saúde, combate à gravidez na adolescência, entre tantas outras coisas que possamos levar através das nossas escolas, porque ninguém transforma nada sem educação”.

Texto: Ascom Fundação Santa Casa do Pará