20/06/2023 15h34 - Autor: Mayave Ribeiro (FCG) 2104 visualizações
Foto: Projeto ''Concertos Didáticos'' encerra semestre com apresentações no Theatro da Paz
Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

Grupos musicais formados por alunos, professores e técnicos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) apresentam repertórios de gêneros musicais variados a alunos das escolas públicas de Belém e RMB

Os grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes (FCG) subiram ao palco do Theatro da Paz, na última segunda-feira (19), em Belém, dentro da programação do Projeto Música nos Museus. Cerca de 1.200 alunos de 22 escolas públicas de Belém e Região Metropolitana puderam assistir às apresentações, às 10h e 15h, do Coral de Flautas Doces da Amazônia, Coro Infanto-Juvenil Itacy Silva e Ensemble de Clarinetes.

Promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação Carlos Gomes, o Projeto de Extensão "Concertos Didáticos" realizou quatro edições no primeiro semestre, somando hoje um público de mais de 3.550 crianças e adolescentes, todos alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas, e graças à parceria com Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretarias Municipais de Educação e Cultura de Belém.

“Foi a primeira vez que entrei no Theatro, e é tão bonito por dentro como por fora. Sem falar as apresentações, que me deixaram animada e curiosa ao mesmo tempo”, disse a estudante Emanuele Ribeiro, 14 anos, sobre a experiência cultural.

Nos concertos do projeto, os grupos musicais formados por alunos, professores e técnicos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) apresentam repertórios de gêneros musicais variados, além de explicar sobre as características e história dos instrumentos.

A diretora de ensino do IECG, Thais Cybelle da Silva, explica que essa é uma oportunidade para os estudantes das escolas de Belém e para os alunos do ‘Carlos Gomes’. “Assim como muitos jovens entraram pela primeira vez no Theatro da Paz por meio do projeto, existem alunos do IECG que se apresentam na 'casa' pela primeira vez, e é muito gratificante poder fazer parte desse momento”, conta.

Na apresentação do grupo de flautas doces, o público pôde prestigiar o solo da música Carinhoso, de autoria de Pixinguinha, com execução da aluna Isabela Fonseca, de 17 anos, que tem Síndrome de William, mostrando aos estudantes que qualquer pessoa pode ingressar nos cursos de música ofertados pela Instituição.

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

Sobre o Projeto - O objetivo do Projeto "Concertos Didáticos" é difundir a educação musical, estimular o interesse de crianças e adolescentes pela música e contribuir para a formação de plateia. As escolas que desejarem levar os alunos para os concertos podem entrar em contato diretamente com a coordenação de pesquisa e extensão do IECG através do número (91) 98087-7099.