Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Em Belém, Escola Raymundo Martins Vianna realiza atividade em alusão ao Dia do Livro

29/04/2026 12h37 - Autor: Ícaro Zacarias, sob supervisão de Lilian Guedes (Ncom Seduc) 96 visualizações
Foto: Em Belém, Escola Raymundo Martins Vianna realiza atividade em alusão ao Dia do Livro
  Foto: Divulgação

Iniciativa trabalhou com alunos do ensino médio o pensamento crítico e a preservação da memória com títulos históricos

A Escola Raymundo Martins Vianna, localizada no bairro do Parque Verde, em Belém, realizou uma atividade em alusão ao Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril. A atividade foi realizada no dia 27 de abril, contemplando alunos do ensino médio e foi coordenada pelas professoras responsáveis pelo Projeto Espaço Biblioteca.

O Projeto Espaço Biblioteca é uma iniciativa das professoras Adriana de Oliveira e Ocinei Siqueira, que seleciona títulos todo o mês com a finalidade de discutir com os alunos acerca do retratado nos livros, reforçando a biblioteca escolar como um espaço de aprendizagem.

Foto: Divulgação

A iniciativa contou com obras históricas como “O Diário de Anne Frank”, que relata as experiências vividas pela jovem judia Anne Frank durante a perseguição nazista no século passado, e “Refugiados de Idomeni”, que retrata a realidade de refugiados de guerras recentes, em especial as guerras no Oriente Médio, fazendo um paralelo com os horrores do passado, como o holocausto, e como eles perduram até os dias de hoje. A professora de história Deusa Lopes foi responsável por contextualizar aos alunos sobre o tema do holocausto, aprofundando as discussões sobre os títulos.

Na ocasião, as professoras e estudantes leram e discutiram acerca dos dois livros, tornando o espaço escolar em um momento de reflexão crítica, reforçando a leitura como meio essencial para a preservação da memória histórica sobre as guerras do passado e de hoje.

Os assuntos retratados entram de acordo com a Lei 14.938/2024, que institui o dia 16/04 como o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto, com o fomento de atividades que rememorem os horrores da perseguição nazista e reforcem o combate ao antissemitismo, para que nunca mais se repitam.

Foto: Divulgação

A professora e coordenadora da atividade, Adriana de Oliveira, compartilhou a importância de realizar atividades como essa. “Nós acreditamos que o trabalho dentro da biblioteca com a literatura faz com que o aluno tenha muito mais repertório sociocultural. O nosso intuito é trazer mais informação para os alunos. Nós escolhemos Anne Frank por conta da relevância mundial do assunto, uma vez que essa literatura não é só sobre Anne Frank, mas sobre todo um contexto histórico que foi o holocausto. Então nós convidamos uma professora de história para ambientar a literatura. Foi um trabalho feito em conjunto interdisciplinar, e esse foi nosso intuito: trazer para o mês de abril contextos históricos relevantes dentro da literatura.”, relatou.

A atividade promovida pela escola marca mais um passo no compromisso do Governo do Pará em formar alunos a partir do pensamento crítico e da empatia, reforçando o papel da escola como meio de transformação social capaz de combater os preconceitos e as discriminações.


MAIS FOTOS