Etapa Metropolitana do Jogos Estudantis mobiliza estudantes paraenses

05/04/2024 10h54 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 354 visualizações
Foto: Etapa Metropolitana do Jogos Estudantis mobiliza estudantes paraenses
Foto: Divulgação

Futebol de campo, handebol, voleibol e futsal. A competição esportiva é composta por estudantes de qualquer escola pública federal, estadual e municipal, além dos colégios particulares que estejam habilitados junto ao Ministério da Educação (MEC).

Entre as 26 escolas estaduais que estão inscritas na competição esportiva, está a unidade Professora Maria Helena Valente Tavares, em Ananindeua, com duas equipes esportivas, a de voleibol e a de futebol de campo. “É a primeira vez que participo desse tipo de competição e estou muito ansioso. Eu escolhi o vôlei por me adaptar melhor à modalidade e, junto com a minha equipe, estamos treinando todos os dias para conseguir uma boa colocação”, disse o estudante Rodrigo Silva, da 3ª série do Ensino Médio, integrante do time de voleibol.

O professor de Educação Física, João Pantoja, conta que é importante a participação dos estudantes nessa competição para desenvolver a formação integral dos estudantes. “Para os alunos/atletas é um momento de festa com grande intercâmbio entre eles, já para os professores é uma satisfação enorme contribuir com a educação através do esporte, ou seja, desenvolver e estimular o aprendizado, muito além dos esportes, a absorção e o cultivo de valores sociais importantes também para a vida, contribuindo com uma sociedade mais harmônica combatendo em várias dimensões a violência, o preconceito, a discriminação, o bullying, a intolerância e outras mazelas sociais”, disse o professor.

“A importância dessa competição todos os anos é que ela dá vaga para as equipes, no caso, escolas na categoria A e seleções na categoria B, para representar o estado em competições nacionais, como os Jogos Estudantis Brasileiros (Jebs) e nos Jogos da Juventude. A tendência a cada ano é sempre aumentar o número de municípios participantes e fazer uma abrangência geral do esporte escolar por todo o Pará”, conta o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc, Ronaldo Arruda.

Foto: Divulgação

Modalidades Individuais - Nos dias 23 e 24 de março, ocorreram as competições das modalidades individuais e do basquete 3x3. No Colégio CESEP, aconteceram as competições de tênis de mesa. Já o Campus III, da Universidade do Estado do Pará, foi palco das competições de atletismo e do Basquete 3X3 masculino e feminino.

Na Usina da Paz do Benguí, tivemos o judô. No Grêmio Literário e Recreativo Português, o vôlei de praia. E no Colégio Logos, em Ananindeua, as competições de xadrez. O aluno e atleta Isaac Muniz, do 7° ano do Ensino Fundamental, da Escola Presidente Costa e Silva, conseguiu a 2° colocação na competição.

Sobre os Jogos - É uma das competições mais antigas do Brasil que tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral dos estudantes, disseminando a prática desportiva como instrumento imprescindível para a superação do indivíduo. Os jogos são divididos nas etapas Metropolitana, Regional e Estadual (Super Jeps). A tabela dos jogos e outras informações estão disponíveis no site da Seduc.