Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Vice-governadora visita canteiro de obras de unidades do programa Creches Por Todo o Pará

14/05/2024 15h06 - Autor: Marcelo Júnior (Ascom Seduc) 115 visualizações
Foto: Vice-governadora visita canteiro de obras de unidades do programa Creches Por Todo o Pará
Foto: Bruno Cruz / Agência Pará

A construção das unidades de educação infantil em Tomé-Açu e Concórdia do Pará já ultrapassa os 50% de conclusão. Cerca de 400 crianças serão atendidas

Nesta terça-feira (14), acompanhada pela equipe da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), a vice-governadora Hana Ghassan esteve nos municípios de Tomé-Açu e Concórdia do Pará para acompanhar o progresso das obras das unidades do programa Creches Por Todo o Pará que, juntas, atenderão a cerca de 400 crianças. As unidades já ultrapassaram os 50% de conclusão e devem ser entregues em breve, para beneficiar a população, famílias e especialmente mães solteiras dos municípios. 

"Estamos aqui, junto com a equipe da Secretaria de Educação, vistoriando a obra de construção da creche. Hoje é o segundo município que estamos visitando com a mesma finalidade. Serão 149 creches por todo o Pará, através de convênio ou através de execução direta da Secretaria de Educação. Portanto, é importante a presença do Estado no acompanhamento dessas obras para que realmente possam ser entregues o mais rapidamente possível para a população, que é a maior beneficiária", disse a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan. 

Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará

O “Creches por todo o Pará” é um programa educacional inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas. 

Em Tomé-Açu, as obras já estão avançadas, contando com 54,22% de conclusão. Assim como em Concórdia do Pará, que conta com 53,86% das obras concluídas. A expectativa é que muito em breve seja realizada a entrega para os moradores das duas cidades. 

Cada uma das unidades terá capacidade para atender 200 crianças, com 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A primeira creche do Programa foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, que atende atualmente 629 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos.

Foto: Bruno Cruz / Agência Pará

"O acompanhamento constante e o cuidado da vice-governadora Hana Ghassan com os programas da Seduc tem sido essencial e demonstra claramente que a educação no Pará é sim prioridade. Estamos avançando em uma série de frentes, sendo uma delas, claro, o Creches Por Todo o Pará, que é um programa que reafirma o carinho e a determinação da vice e do governador Helder Barbalho em cuidar das nossas crianças, de garantir maior apoio às famílias e de potencializar a educação desde a base. O avanço rápido nos municípios de Tomé-Açu e Concórdia do Pará são fundamentais para a população. Seguimos avançando!", afirma Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.  


MAIS FOTOS