Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc lança nova edição da revista `Entre Saberes` com foco em práticas pedagógicas e sustentabilidade

17/10/2025 20h31 - Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc) 132 visualizações
Foto: Seduc lança nova edição da revista `Entre Saberes` com foco em práticas pedagógicas e sustentabilidade
Foto: Divulgação

Publicação digital reúne experiências de educadores da rede pública paraense e valoriza o protagonismo docente na formação continuada

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, nesta sexta-feira (17), a 14ª edição da Revista “Entre Saberes – Relato de Experiência em Foco”, publicação digital que reúne práticas pedagógicas e experiências desenvolvidas por professores da rede pública estadual e municipal do Pará. A iniciativa é conduzida pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação Pública do Pará (Cefor) e tem como objetivo fortalecer a formação continuada e valorizar a produção intelectual dos educadores.

Foto: Divulgação

Mais do que um produto editorial institucional, a revista se consolida como espaço de diálogo entre teoria e prática, aproximando os saberes construídos nas escolas da reflexão acadêmica e incentivando o protagonismo docente na construção do conhecimento. Para ter acesso a Revista, clique no link !

“A Entre Saberes cumpre um papel essencial ao dar visibilidade à produção intelectual dos profissionais da educação do Pará, incentivando a escrita, a reflexão crítica e a disseminação de práticas pedagógicas transformadoras”, destacou Raimundo Oliveira, diretor do Cefor.
 
Destaques da edição

A nova edição da revista apresenta 12 relatos de experiências pedagógicas que se destacam pela diversidade, identidade cultural, promoção da autonomia estudantil e pela integração entre educação e sustentabilidade na Amazônia paraense. O lançamento contou com mesas temáticas e apresentações de autores de diferentes regiões do estado, que compartilharam suas práticas com os participantes.

Foto: Divulgação

Entre os artigos publicados está “Amor ou Roubadas? Como identificar e evitar relacionamentos perigosos”, da professora Maria do Perpétuo Socorro de Oliveira, da Escola Estadual Professora Maria da Conceição Malheiro, no município de Irituia. O trabalho aborda as relações abusivas muitas vezes confundidas com demonstrações de afeto e utiliza como referência o glossário de “roubadas amorosas”, elaborado pelo Ministério Público do Estado do Pará.

“Nosso trabalho foi inspirado no glossário de ‘roubadas amorosas’ do Ministério Público do Estado do Pará e busca ajudar os estudantes a reconhecer e evitar relacionamentos perigosos”, explicou a professora.

Foto: Divulgação

Outro destaque é o artigo “Quintais vivos da Amazônia: o futuro sustentável é agora e começa com a educação ambiental em quintais agroflorestais na Vila do Arimbú”, elaborado pelos professores Viviane Silva Pereira e Ailton Nascimento, do Ensino Médio Modular da rede estadual, em Bragança. A proposta defende os quintais agroflorestais como espaços educativos, de resistência cultural e de enfrentamento às mudanças climáticas.

“Os quintais agroflorestais são práticas concretas de enfrentamento das mudanças climáticas e de reequilíbrio ambiental, pois neles a preservação nasce da afetividade e das identidades amazônicas. Mais do que espaços de cultivo, são espaços de resistência e de educação ambiental construída pela ancestralidade”, ressaltou a professora Viviane Silva.
 
Com periodicidade semestral, a revista Entre Saberes integra as ações estratégicas da Seduc para fortalecer a formação continuada dos profissionais da educação, incentivar a inovação pedagógica e valorizar as boas práticas desenvolvidas nas escolas públicas paraenses.


MAIS FOTOS