Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc inicia avaliação diagnóstica com os os alunos da rede pública estadual

22/06/2021 09h49 - Autor: Lilian Guedes (Ascom/Seduc) 854 visualizações
Foto: Seduc inicia avaliação diagnóstica com os os alunos da rede pública estadual
Seduc inicia avaliação diagnóstica com os os alunos da rede pública estadual

Entre os dias 21 a 25 de junho, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza a Avaliação Diagnóstica com os alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental, e da 3ª série do ensino médio da rede pública estadual

De acordo com a Seduc, a avaliação é uma ferramenta essencial para verificar as habilidades, aprendizagens e competências que os alunos dominam e, dessa forma, analisar os pontos fortes e as dificuldades de cada estudante a fim de realizar um diagnóstico. A partir das informações coletadas, será feito um planejamento pelos professores junto à Secretaria para as devidas intervenções pedagógicas, com o intuito de promover a melhoria dos pontos identificados. Do mesmo modo, este instrumento também permite que os docentes adequem suas abordagens e estratégias de ensino às necessidades de cada aluno, buscando o melhor desenvolvimento educacional. 

A aplicação destes exames também servirá de base para alinhar estratégias, além de avaliar a eficácia das atividades não presenciais durante o período de ensino remoto na rede pública estadual. O mapeamento vai trabalhar as habilidades e competências a distância e embasar os planos de ações para quando houver o retorno presencial das aulas da rede estadual de ensino. 

“As escolas estão mobilizando os alunos a realizarem as provas tanto por meio digital quanto impresso. Com o resultado da avaliação diagnóstica, o professor vai ter acesso à quais são as habilidades mais e menos desenvolvidas pelos alunos da rede estadual, para que, juntamente com a equipe escolar, sejam oferecidos o suporte necessário”, explica a coordenadora estadual de avaliação, Osvanilce Palheta.

As provas podem ser realizadas no formato impresso ou on-line, por meio do Google Sala de Aula com provas de Língua Portuguesa e Matemática. Os técnicos e diretores das Unidades Seduc na Escola (USEs) e Unidades Regionais de Ensino (UREs) trabalham de maneira intensa na entrega do material impresso e auxílio para quem deseja fazer no formato digital, bem como a divulgação e sensibilização quanto a importância da realização da avaliação.  

Os gestores e toda a equipe técnico-pedagógica da Seduc poderão monitorar a participação dos estudantes e ter acesso aos resultados por USE e URE, por escola, ano/série, turma e disciplina.

Após o período de avaliação, serão disponibilizadas as matrizes de referência, atividades e gabaritos das disciplinas aplicadas por ano e série. Caberá ao professor e à equipe pedagógica, a inserção de informações na plataforma do CAEd, das provas realizadas em formato impresso.  

SERVIÇO

Avaliação Diagnóstica - Língua Portuguesa e Matemática

Dias 21 a 25 de junho

Provas: Formato on-line, por meio do Google Sala de Aula 

Impressa: aluno pode buscar em sua unidade de ensino 



MAIS FOTOS

Agenda