Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc realiza avaliação diagnóstica com os alunos da rede estadual de ensino

09/06/2021 10h05 - Autor: Lilian Guedes (Ascom/Seduc) 1019 visualizações
Foto: Seduc realiza avaliação diagnóstica com os alunos da rede estadual de ensino
Seduc realiza avaliação diagnóstica com os alunos da rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), inicia, neste mês de junho, a avaliação diagnóstica para os alunos do 5º e 9º ano, do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. 

A atividade de verificação tem como objetivo principal, diagnosticar as aprendizagens e habilidades desenvolvidas pelos estudantes no Currículo Continuum - no primeiro semestre, orientar um planejamento pedagógico para o segundo semestre, além de realizar intervenções pedagógicas, caso se faça necessário. As avaliações ocorrerão no formato digital e impresso, entre os dias 21 a 25 de junho.

A secretária adjunta de Ensino, Regina Pantoja, afirmou que, “a nossa preocupação, em decorrência do atual cenário pandêmico, se dá, para que nós possamos a partir desse instrumento de pesquisa, que será aplicado aos alunos, verificar de forma qualitativa, como se encontra o processo de aprendizagem desses estudantes. A aplicação dessa avaliação, que nós estaremos realizando, na forma não presencial ou digital, vai exigir o envolvimento de toda a gestão, equipe técnica, professores, alunos. É importante frisar que, o êxito desse exame, será de todos aqueles que buscam a melhoria da qualidade educacional paraense”.

A aplicação será feita pela plataforma CAEd, com provas de Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes do ensino fundamental e médio. O acesso do aluno, será feito por meio da plataforma Google Sala de Aula e, caso não tenha acesso à internet, as provas serão entregues de forma impressa em cada unidade de ensino, utilizando a mesma logística realizada para a entrega de atividades não presenciais. 

"A realização da avaliação diagnóstica, é fundamental para fornecer informações qualificadas no suporte à tomada de decisão, tanto em nível de gestão da secretaria, quanto a nível da escola e do professor em sala de aula. Esse diagnóstico surge para mensurar, de forma mais precisa, o impacto das atividades que estão sendo realizadas à distância e verificar se os conhecimentos e habilidades que os alunos têm desenvolvido, estão de acordo com as mínimas necessárias e exigidas para a série ou ano estudado”, ressaltou Osvanilce Palheta, coordenadora estadual de avaliação. 

Os gestores e toda a equipe técnico-pedagógica da Seduc, poderão monitorar a participação dos estudantes e ter acesso aos resultados por USE e URE, bem como por escola, ano/série, turma e disciplina.

Após o período de avaliação, serão disponibilizadas as matrizes de referência, atividades e gabaritos das disciplinas aplicadas por ano e série. Caberá ao professor e à equipe pedagógica, a inserção de informações na plataforma do CAEd, das provas realizadas em formato impresso. 

Para a realização da avaliação, diretores e técnicos das Unidades Seduc na Escola (USEs) e Unidades Regionais de Ensino (UREs),  passam por uma capacitação, de forma on-line, nos dias 8 a 15 de junho.



Agenda