Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

SeducCast lança nova fase do projeto com participação de alunos

13/08/2020 13h34 - Autor: Caio Condurú - (Ascom/Seduc) 1871 visualizações
Foto: SeducCast lança nova fase do projeto com participação de alunos
SeducCast lança nova fase do projeto com participação de alunos


Quem acessar o SeduCast Pará, podcast da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai notar uma novidade. Agora, o projeto conta com a participação de alunos tirando dúvidas com os professores sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O primeiro podcast “Tira Dúvidas Enem” foi lançado nesta quarta-feira (12) e pode ser acessado através de várias plataformas digitais, incluindo o Spotify.


A novidade iniciou nesta quarta-feira (12). O podcast  foi da disciplina de História e o tema, sobre as pandemias que atingiram o Brasil ao longo do tempo. Quem respondeu aos questionamentos dos alunos foi o professor Marcus Oliveira, da Escola Luiz Paulino Mártires, de Bragança. O profissional destaca a relevância dessa nova fase do projeto da Seduc. “Foi importante para nossos alunos que estão sem aula presencial há 5 meses. Acho que serviu como estímulo para aqueles que puderam acompanhar”, diz o professor.


O historiador afirma que o SeduCast ajuda bastante os alunos que se preparam para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Além de contribuir com a produção de conhecimento dos discentes, ocupa o tempo e torna-se uma terapia nesses tempos de isolamento e medo do contágio”, define.


Quem participou desse primeiro podcast com questionamentos foi a aluna Kevelly Mayara Silva, da Escola Manuel Julião Garcia Castanho, em Bragança. Ela já era ouvinte e aprovou a ideia de incluir alunos nos podcasts. “Assim, a gente tem oportunidade de ir além e continuar nos comunicando com os professores. É uma forma de nos ocuparmos com algo útil, querer saber mais sobre determinado tema e ter interesse pela educação. Isso ajuda bastante e estimula a gente a querer cada vez mais conhecimento”, explica a jovem, que pretende cursar Direito.


Para o professor Jó Elder Vasconcelos, da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), essa nova etapa do projeto estimula a participação do aluno e visa difundir a audiência no público estudantil. “Considero essa segunda fase, como o aprimoramento do projeto, pois a participação de alunos dará a possibilidade de interação. O aluno passa a se integrar cada vez mais ao SeduCast e quem sabe no futuro podemos ter uma playlist somente de alunos falando sobre temas de seu interesse”, diz o coordenador.


O SeduCast Pará se mostrou um grande sucesso entre os projetos da Seduc desenvolvidos nesse período de pandemia como parte do movimento Todos em Casa pela Educação. Lançado em maio, os podcasts já chegaram à marca de 2.446 audições. São contabilizados acessos até mesmo do exterior, como, por exemplo, dos Estados Unidos, Alemanha, França, Canadá e Índia. Os áudios podem ser acessados no Spotify, Google Podcast, Apple Podcast ou no site do projeto https://sites.google.com/escola.seduc.pa.gov.br/seducast