Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estado entrega mais uma escola e amplia número de vagas no ensino médio em Mocajuba

21/08/2021 09h15 - Autor: Vinícius Leal (Ascom/Seduc) 692 visualizações
Foto: Estado entrega mais uma escola e amplia número de vagas no ensino médio em Mocajuba
Estado entrega mais uma escola e amplia número de vagas no ensino médio em Mocajuba | Fotógrafo: Rai Pontes

"Desde janeiro de 2019, a Escola Estadual de Ensino Médio Benedita Marilda da Silva Braga é a 71ª unidade de ensino devolvida pelo governo à população"

 

O município de Mocajuba, na Região do Baixo Tocantins, agora conta com mais um espaço de aprendizagem adequado à formação educacional e profissionalizante de jovens e adultos. Trata-se da Escola Estadual de Ensino Médio Benedita Marilda da Silva Braga, que foi entregue pelo governador Helder Barbalho durante agenda de trabalho nesta sexta-feira (20) na região.

 

O chefe do Executivo estadual expressou sua alegria em poder estar no município entregando uma nova e moderna escola da rede pública estadual, que recebeu o nome de Benedita Marilda Braga, como forma de reconhecer uma ilustre mocajubense pelos relevantes serviços prestados à população local.

“Essa mulher não cuidou somente de sua família, mas também de toda a população deste município. Seu nome estará eternizado, para que as próximas gerações possam lembrar o seu legado. Tenho certeza que este novo espaço permitirá com que possamos dobrar o número de ofertas para o ensino médio, em Mocajuba. Além disso, iremos inovar com a implementação do ensino técnico-profissionalizante no turno da noite, para formar mão de obra de qualidade e dar oportunidade para a juventude que aqui reside”, frisou Helder Barbalho.

Obra retomada - A construção da unidade escolar começou em 2011. No entanto, ficou abandonada por vários anos. As obras foram retomadas e concluídas pelo atual governo. O espaço está totalmente preparado e equipado para atender mais de 1.400 alunos do ensino médio regular (1ª a 3ª séries), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Atendimento Educacional Especializado (AEE) e outras modalidades, nos turnos da manhã, tarde e noite.

A diretora da escola, Laura Américo, falou da expectativa em poder receber mais alunos e com mais comodidade, em um novo ambiente educacional. “É com grande satisfação que recebi o convite para assumir a Escola Estadual Benedita Marilda da Silva Braga. Desde o princípio, ficamos muito felizes com a notícia da entrega deste novo espaço de aprendizagem, que vai reforçar as ações pedagógicas do ensino médio e beneficiar, de maneira considerável, uma grande parcela da população mocajubense”, ressaltou a gestora.

 

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, comentou sobre a entrega da escola, que agora vai dobrar a oferta de vagas para o ensino médio. “Hoje, é um dia de extrema felicidade, pois Mocajuba recebeu uma nova unidade escolar com 12 salas de aula, com mobiliário completo e dotada de toda a infraestrutura escolar necessária ao aprendizado. Graças a esse novo espaço vamos ampliar a capacidade de atendimento para os alunos do ensino médio, além de ofertar pela primeira vez o ensino técnico-profissionalizante na cidade”, destacou.

 

Investimentos – Com obras executadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e financiadas com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a nova escola dispõe de 12 salas de aulas, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, laboratórios multidisciplinar e de informática, sala de vídeo, sala de arte, espaço de convivência, sala dos professores, espaços pedagógicos, banheiro masculino e feminino, recreio coberto, sala do Conselho e equipamentos que propiciam a acessibilidade às pessoas com deficiência (PcDs). São 5.088,91 metros quadrados de estrutura física, com equipamentos que atendem às necessidades de toda a comunidade escolar.

 

Além dos estudantes, professores e a equipe técnico-pedagógica vão usufruir de um ambiente moderno, confortável e com toda a infraestrutura necessária ao ensino de qualidade. Desde janeiro de 2019, esta será a 71ª escola entregue pelo Governo do Pará, o que reafirma o compromisso do Executivo com a melhoria da educação pública.

 

Homenagem - Benedita Marilda da Silva Braga nasceu em 1942, em Mocajuba, e foi casada com o ex-prefeito do município, Amadeu Coelho Braga. Durante os quatro anos da gestão do marido (2001-2004), Benedita atuou como secretária de Assistência Social e coordenou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

 

Benedita Braga faleceu em 2015, aos 73 anos, e deixou seu legado nas áreas assistencial, de direitos humanos e educação.



MAIS FOTOS