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Reunião com gestores de USEs e UREs finaliza com balcões de atendimentos

04/02/2023 10h57 - Autor: Bruno Magno (SEDUC) 6517 visualizações
Foto: Reunião com gestores de USEs e UREs finaliza com balcões de atendimentos
Reunião com gestores de USEs e UREs finaliza com balcões de atendimentos (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

Durante toda esta semana, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) reuniu os 18 gestores das Unidades Seduc na Escola (USEs) e outros 21 gestores das Unidades de Referência Especializada (UREs) para atender demandas e discutir medidas para os próximos quatro anos. O evento encerrou nesta sexta-feira (03), com balcões de atendimentos, onde os gestores receberam orientações e levaram demandas de suas unidades para a Secretaria. Temas como gestão de pessoas, merenda escolar, logística e engenharia estiveram na pauta. 

"A liderança, ter clareza sobre as metas, saber quais são os objetivos, é fundamental para avançarmos com a aprendizagem dos nossos estudantes. Dessa maneira, a sede da Seduc, as USEs e UREs existem para atender os estudantes, então durante essa semana definimos metas para o novo ano letivo” ",destacou o secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares.

Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Reunião - Ao longo de toda a semana, os gestores das USEs e UREs ficaram focados em palestras de capacitação com referências da educação e tiveram contato direto com os setores da Secretaria de Educação do Pará, além de terem suas demandas específicas atendidas para desenvolver um novo modelo de gestão a ser seguido pelos próximos anos. A proposta é que os órgãos regionais tenham estrutura pedagógica, financeira, recursos humanos e tecnológicos para desenvolver um trabalho mais ativo e relevante junto às escolas nos municípios. A partir da descentralização e autonomia da gestão, iniciativas como o Programa "Dinheiro Direto na Escola" podem ser uma realidade também no Pará.

Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

Os gestores também participaram de atividades sobre fluência leitora com participação do CAED, políticas pedagógicas, atividades práticas de análise de contexto da rede e elaboração de um plano de ação que já será executado em suas unidades. Para o professor Manoel Ribamar da Silva, gestor da URE 2, de Cametá, no Baixo Tocantins, a reunião foi um momento importante para esclarecer dúvidas.

"O encontro foi muito importante, principalmente a abertura que foi dado para que pudéssemos dialogar com todos os setores, e a postura do Secretário Rossieli é uma postura de inovação, ela exige tanto no ponto de vista pedagógico quanto do ponto de vista técnico para resolver as situações das escolas. Hoje, com o balcão de atendimentos, vejo como uma inovação, uma coisa que há muito tempo não víamos na Seduc, um dos órgãos principais do Estado. Tenho certeza, que com essa injeção de ânimo que os gestores receberam, vamos ter um ano letivo satisfatório", disse ele, ressaltando que o município dispõe de 15 escolas de ensino médio.

Gestora da URE 8, em Castanhal, nordeste paraense, a professora Cláudia Ferreira também destacou a importância da semana para construção do novo ano letivo. "Desde segunda-feira estamos nessa imersão aqui na Seduc, com o Secretário Rossieli, com os secretários-adjuntos, e temos feito uma construção coletiva muito boa, de muita importância, para essa nova organização do ano letivo 2023. Precisávamos desse momento de planejamento, organização e estruturação do nosso ano, de pensar no Ideb, de forma conjunta, enfim, de trabalhar de forma alinhada, para levar isso aos nossos diretores de escolas e professores, para organizar melhor nosso ano letivo", disse ela. 

A semana de planejamento nas escolas começa no dia 6 de fevereiro, já aulas na rede estadual de ensino começam no dia 13 de fevereiro.  


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