Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

ESCOLA NOVA NO BENGUI

18/05/2019 19h23 - Autor: 1635 visualizações

 

A comunidade do bairro do Bengui, em Belém, acaba de ganhar uma nova escola adequada para a retomada da aprendizagem. Na manhã de sábado (18), o governador Helder Barbalho reinaugurou a Escola Estadual de Ensino Fundamental Marilda Nunes. Após quase dois anos de espera, alunos, professores, técnicos e gestores comemoram a entrega da escola que precisou ser demolida devido ao comprometimento estrutural de sua rede física.

 

Com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões do Estado, a unidade de ensino passa a contar com  salas de leitura, de recursos multifuncionais, informática, sala de música, 8 salas de aulas, espaço de direção, secretaria e quadra de esporte coberta. Os mais de 700 alunos que estavam estudando de forma improvisada em outra escola do bairro comemoraram a entrega. “Antes era muito quente e bagunçado. Agora está muito bonita e com certeza a gente vai conseguir aprender mais nas aulas”, considera a estudante do 9º ano, Evelyn Uchôa.  

 

Para os professores a escola entregue é um sonho realizado. “Foi uma espera sofrida e ter, agora, essa escola mais estruturada vai nos dar melhores condições de desenvolvermos um melhor trabalho pedagógico”, afirma a professora de Língua Portuguesa, Karla Barbosa. Segundo ela, a meta é aumentar o Ideb dos alunos de 3.9 para 4.2.

 

A ex-primeira dama do Estado Marilda Nunes participou da cerimônia de reinauguração da escola. Dona Marilda emprestou o nome à escola, há 27 anos, por homenagem do marido, o ex-governador Alacid Nunes. Emocionada, ela pediu aos alunos zelo e cuidado com o novo espaço escolar. “Cuidem desse lugar com carinho, não risquem, não quebrem, tratem esse espaço como se fosse a segunda casa de vocês”, sugeriu.

 

Na opinião da secretária de estado, professora Leila Freire, a entrega do espaço revitalizado se aproxima do modelo de escola que o governo pensa para o estado com a chance de dar nova referência ao ensino de qualidade. “Com dedicação dos alunos, colaboração dos professores e esse espaço nesse padrão temos certeza  que o ensino só tende a ser cada vez mais qualitativo”, considerou a secretária.

 

Território de pacificação: Durante a solenidade, o governador Helder Barbalho informou o Bengui é o primeiro bairro escolhido para se tornar território de pacificação. O governo do estado lançará em breve o Projeto Usina da Paz com a proposta de levar 82 serviços a bairro com maior índice de criminalidade de Belém. Com investimento de R$ 7 milhões, o projeto oferecerá curso profissionalizantes, quadra poliesportiva, eventos culturais, serviços de saúde dentre outros com o intuito, segundo o governador, de “fabricar” paz entre a população. Helder informou, ainda, que no próximo mês de julho, período das férias escolas, a Escola Estadual Maria Luiza da Costa Rego, também no Bengui, passará por uma reforma rápida e dinâmica para ser a primeira unidade do bairro a ter a presença da polícia militar dentro de seu espaço físico. “A presença da PM terá o objetivo de apoiar o ensino pedagógico com valores que prezam pela ordem, proliferando, assim, um ambiente de segurança à escola e à comunidade em geral”, explicou.

 

 

Por: Leidemar Oliveira

Ascom/Seduc


MAIS FOTOS