Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Conheça o SisPAE

23/04/2019 14h15 - Autor: 2950 visualizações
Foto: Conheça o SisPAE
Mobilização para o SisPAE 2018

Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) é uma avaliação de larga escala que apresenta o diagnóstico da educação pública do Pará, mapeia, por meio de testes padronizados, as proficiências dos alunos das redes estadual e municipal em Língua Portuguesa e Matemática e disponibiliza, a partir de questionários contextuais, informações sobre as condições sócio econômicas das escolas sob a perspectiva dos diversos membros da comunidade escolar. Deste modo, o SisPAE consolida-se como um mecanismo de análises que subsidiam as ações da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc-PA) e das Secretarias Municipais de Educação como forma de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem no sistema de ensino público paraense.

A primeira Edição do SisPAE ocorreu em 2013, em seguida aconteceram mais três edições anuais, 2014, 2015 e 2016, a partir de então a avaliação passou a ser bianual, realizada em anos pares, de forma que a última edição foi aplicada em 2018. O SisPAE foi constituído como uma avaliação censitária, contemplando todas as escolas das redes estadual e municipal. Os critérios necessários para que uma escola tenha dados do SisPAE publicados é conter ao menos 20 alunos matriculados nos anos/séries alvo da avaliação e 50% desses alunos participando da avaliação.

No Ensino Fundamental, são avaliados os alunos do 4º e 8º ano. E no Ensino Médio, alunos das 1ª, 2ª e 3ª série. Dessa maneira, a avaliação paraense atua em consonância com as provas federais, permitindo a análise das lacunas de aprendizagem ao longo de todo ciclo de ensino dos alunos paraenses. Atualmente, a aplicação do SisPAE é compulsória para todas as escolas da rede estadual. Já a participação das escolas municipais é condicionada à adesão dos prefeitos. Em 2018, 143 dos 144 municípios paraenses participaram da Avaliação.

Ações Integradas

A Avaliação do SisPAE é integrada por diversas ações: desenho da avaliação, metodologia, base de dados, manuais de apoio, meios de transporte adequados, equipes de trabalho treinadas, apoio logístico na distribuição e recolhimento do material e gestão do processo de aplicação. Envolve desde o treinamento dos profissionais até a sensibilização dos agentes que participam direta ou indiretamente do processo de avaliação.

Estruturar o diagnóstico do Sistema Educacional do Pará requer considerar  a dimensão geográfica do Estado (1.248.042 km²), bem como a realidade educacional e sociocultural de 12 Regiões de Integração, 144 Municípios, Unidades Regionais de Educação, Unidades Seduc na Escola e Unidades de Ensino das redes estadual e municipal. Relevante também é atender aspectos contextuais que compõem a engrenagem funcional da educação, além de compreender a Avaliação como ferramenta institucional que visa aprimorar a gestão de pessoas e de processos do espaço escolar.



Agenda